Descrição de chapéu Folhajus petrobras

CVM abre processo sobre Petrobras após declarações envolvendo privatização da empresa

Ação ocorre após estatal ter afirmado que questionou o governo sobre estudos relacionados ao tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aluísio Alves
São Paulo | Reuters

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu nesta quarta-feira (27) processo administrativo sobre a Petrobras, sem informar o motivo, após o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, terem feito declarações envolvendo a privatização da empresa.

O registro no site da CVM não menciona o objetivo da investigação. Segundo um fonte com conhecimento do assunto, o processo foi aberto após a Petrobras ter publicado um comunicado na segunda-feira informando que questionou o governo sobre a eventual existência de estudos para privatização da companhia.

Fachada da sede da Petrobras no Rio de Janeiro - Sergio Moraes - 16.out.2019/Reuters

A indagação veio após notícias de que há estudos no governo sobre a venda de ações da estatal e perda da maioria do controle acionário da Petrobras. O assunto foi revelado inicialmente pela CNN Brasil.

Bolsonaro afirmou que a privatização da Petrobras "entrou no radar" do governo. Depois, Guedes disse que bastou frase de Bolsonaro sobre privatização da Petrobras para as ações da estatal subirem.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), confirmou à Reuters que há estudos sobre o tema. "Não tem decisão tomada. Existem estudos a respeito", disse ele.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.