Descrição de chapéu The New York Times tênis

Fundador do Bob's e tenista, Bob Falkenburg morre aos 95 anos

Americano venceu o torneio de Wimbledon em 1948 e fundou a rede de lanchonetes quatro anos depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Richard Goldstein
The New York Times

Bob Falkenburg, membro do Hall da Fama do Tênis que conquistou o campeonato de simples em Wimbledon em 1948, num emocionante retorno no quinto set, e também ganhou um par de títulos de duplas masculinas no Grand Slam, depois forjou uma segunda carreira como empresário e lançou lojas de fast food na América do Sul, morreu na quinta-feira (6) em sua casa em Santa Ynez, na Califórnia. Tinha 95 anos. A morte foi confirmada à agência Associated Press por sua filha Claudia.

Falkenburg foi classificado entre os dez melhores tenistas dos Estados Unidos aos 17 anos e permaneceu nessa categoria de elite por outros cinco anos.

Sua maior conquista foi em Wimbledon (Londres) em 1948, quando estava perdendo por três match points para John Bromwich, da Austrália. Contando com backhands poderosos e um saque forte, ele se recuperou e venceu seu único grande campeonato de simples. Um ano depois, Falkenburg venceu os dois primeiros sets enfrentando Bromwich nas quartas de final em Wimbledon, mas Bromwich venceu os três últimos.

Falkenburg juntou-se a Don McNeill como campeões de duplas masculinas no US Nationals em Forest Hills em 1944 e a Jack Kramer nas duplas em Wimbledon em 1947.

O Hall da Fama Internacional do Tênis, que incluiu Falkenburg em 1974, o chamou de "um jogador que pensa, que assumiu riscos calculados quando outros poderiam jogar pela segurança".

"Ele estava confiante de que seu poderoso saque não o decepcionaria e que seus avanços à rede levariam à vitória", disse.

Foto preto e branca de homem em pé ao lado de carro antigo; no prédio atrás há um letreiro com o nome Bob's
Bob Falkenburg com seu Jaguar XK120 em frente à primeira sorveteria Bob's, na rua Raimundo Correa, em Copacabana, Rio de Janeiro, em 1952 - Wikimedia Commons

O irmão de Falkenburg, Tom, e sua irmã, Jinx Falkenburg, competiram no Nacional dos EUA. Mas Jinx era mais conhecida por sua carreira no show business. Ela era modelo e atriz de cinema, depois se juntou ao marido e empresário, Tex McCrary, no popular programa de bate-papo de rádio e TV "Tex and Jinx".

Bob Falkenburg entrou em seu último torneio de Grand Slam em 1955, depois de se mudar para o Brasil com sua mulher, a brasileira Lourdes Mayrink Veiga Machado, com quem se casou em 1947. Ele jogou pelo Brasil nas Copas Davis de 1954 e 1955.

De acordo com o Hall da Fama do Tênis, Falkenburg certa vez lembrou que numa de suas viagens dos Estados Unidos para o Brasil ele estava "angustiado por não conseguir um hambúrguer ou milkshake decentes".

Com a inauguração do primeiro restaurante do Bob's, no Rio de Janeiro, em 1952, Robert Falkenburg foi considerado responsável por trazer ao país o modelo de negócios do fast food, com alimentos como hambúrguer, milkshake e sundae.

Sua minicadeia consistia em cerca de uma dúzia de pontos de venda quando os Falkenburg, tendo se mudado para o sul da Califórnia em 1970, venderam o Bob's para a operação Libby, da Nestlé, em 1974.

O Bob's teve vários donos desde então e se expandiu para mais de mil lojas no Brasil e também fora da América do Sul.

Robert Falkenburg nasceu em 29 de janeiro de 1926 em Manhattan (Nova York) e cresceu em Los Angeles (Califórnia). Seu pai, Eugene, engenheiro, e sua mãe, Marguerite (Crooks) Falkenburg, jogavam em eventos amadores de tênis, e Bob começou a empunhar uma raquete em clubes privados quando tinha 10 anos.

Ele ganhou um torneio de tênis júnior para o Bel-Air Country Club em 1937 e, quando aluno da Fairfax High School em Los Angeles, ganhou o título de simples Interescolar dos EUA em 1942; ele também fez dupla com seu irmão para ganhar o título naquele ano. Mais tarde, foi um bom golfista amador e venceu o campeonato amador brasileiro três vezes.

Fachada de unidade da rede de fast food Bob's - Rafael Hupsel - 2.dez.2009/Folhapress

Depois de servir nas Forças Aéreas do Exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, Falkenburg ganhou os campeonatos individuais e duplos intercolegiais de 1946, quando estudava na Universidade do Sul da Califórnia.

Além de sua mulher e filha, ele deixa um filho, Robert, quatro netos e cinco bisnetos, segundo a agência AP. Tanto Tex quanto Jinx (seu nome de nascimento era Eugenia; sua mãe lhe deu o apelido) McCrary morreram em 2003.

Descrevendo a impressionante recuperação de Falkenburg no último set em Wimbledon em 1948, The New York Times relatou que "os fãs do campeonato de Wimbledon já viram um tênis muito melhor do que o jogo de hoje, mas raramente testemunharam um mais emocionante".

Quanto ao saque de Falkenburg que encerrou a partida, por 7 a 5, o Times relatou que "houve um estouro claro e alto".

"Bromwich ficou imóvel quando o ás do serviço passou por ele", escreveu o Times. "Quando, alguns minutos depois, a duquesa de Kent no camarote real apresentou o cobiçado troféu a Falkenburg, ele parecia tão surpreso quanto satisfeito."

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

Erramos: o texto foi alterado

Robert Falkenburg não fundou as primeiras lanchonetes e sorveterias da América do Sul. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.