Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Seguradora Zurich tira o 'Z' do logotipo para evitar associação com Rússia

Letra tem sido usada em veículos blindados de forças pró-Kremlin na guerra na Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

John Revill
Zurique | Reuters

A Zurich Insurance removeu seu logotipo com o símbolo "Z" das redes sociais depois que a letra se tornou um símbolo de apoio na Rússia à invasão da Ucrânia por Moscou.

A empresa disse que removeria o logotipo —um "Z" branco em um fundo azul— porque não queria ser mal interpretada como uma apoiadora da Rússia no conflito.

"Estamos removendo temporariamente o uso da letra 'Z' nos canais onde ela aparece isolada e poderia ser mal interpretada", disse a empresa à Reuters em comunicado.

Logo da Zurich Insurance na sede da empresa em Zurique, na Suíça - Arnd Wiegmann - 13.jan.2022/Reuters

"Estamos monitorando a situação de perto e tomaremos outras medidas se e quando necessário", disse a empresa, após uma reportagem do jornal The Telegraph no Reino Unido.

A letra "Z" tem sido usada como marcação em veículos militares russos que participam do conflito e foi adotada pelos cidadãos que apoiam a guerra, com destaque em bandeiras e em comícios pró-Kremlin.

Segundo divulgou o Ministério da Defesa da Rússia, o "Z" é de Za pobedu" (pela vitória).

Moscou descreve suas ações na Ucrânia como uma "operação militar especial".

A Zurich Insurance disse no início deste mês que não aceitaria novos clientes domésticos na Rússia e não renovará os negócios locais já existentes.

Tropa pró-Rússia em veículo blindado com letras 'Z' (de 'Za pobedu", pela vitória) na cidade sitiada de Mariupol, na Ucrânia
Tropa pró-Rússia em veículo blindado com letras 'Z' (de 'Za pobedu", pela vitória) na cidade sitiada de Mariupol, na Ucrânia - Alexander Ermochenko - 24.mar.22/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.