Descrição de chapéu Startups & Fintechs tecnologia

Creditas planeja demitir 95 pessoas e fechar duas lojas de revenda de automóveis

Empresa diz que espera absorver parte desses trabalhadores em operação terceirizada e reestruturar Creditas Auto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Creditas planeja desligar 95 funcionários e fechar duas lojas —uma no Rio de Janeiro e uma em São Paulo, afirma o CEO da startup, Sergio Furio. O movimento faz parte da reorientação da Creditas Auto da compra e revenda de veículos para a intermediação de trocas entre donos de usados.

A empresa, avaliada em mais de US$ 1 bilhão, pretende encerrar seu setor de recondicionamento de veículos.

"Vamos investir nos centros de redirecionamento com parceiros terceirizados, sem a necessidade de ter esses espaços físicos", disse Furio à Folha.

O executivo afirma que vai tentar realocar o máximo possível de funcionários para os parceiros e outros setores da empresa. Ele, entretanto, não diz quantos serão remanejados em novos postos. "Vamos oferecer uma transição de carreira".

Sergio Furio, homem branco vestido de camisa branca, posa para foto em escritório da Creditas. Funcionários trabalham ao fundo, desfocado pela lente da câmera.
O empreendedor Sérgio Furio, fundador da Creditas, já obteve aportes várias vezes, de diferentes instituições. Empresa passou a ser considerada unicórnio em dezembro de 2020 - Foto: Marcelo Justo/Folhapress

Essas mudanças ainda não foram implementadas, e sim comunicadas aos funcionários por meio de uma notificação interna. "Com o crescimento de Creditas Auto, estamos encontrando formas mais eficientes de trabalhar com parceiros", diz a empresa em nota.

"Ainda temos carros na oficina. Não posso encerrar toda essa atividade de uma vez só", afirma Furio.

A mudança na Creditas Auto foi motivada por uma avaliação de que o processo de recondicionamento de veículos exigia muito em infraestrutura e recursos humanos, conforme Furio. "Queremos aumentar a lucratividade desse negócio com menos consumo de capital".

O executivo afirma que as mudanças não afetarão os principais negócios da startup: concessão de crédito e seguros online. A Creditas tem mais de 3.000 funcionários, o que inclui a equipe da Creditas Auto.

Recentemente, diversas startups brasileiras têm feito demissões. Em 3 de março, a Loft anunciou o corte de 340 funcionários, após ter desligado 855 pessoas em 2022.

A Loggi cortou 7% de sua força de trabalho em 6 de fevereiro, depois de demitir 15% de seus funcionários no ano passado.

As empresas têm afirmado que enxugam a folha de pagamentos em função da conjuntura econômica global.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.