Descrição de chapéu União Europeia

Reino Unido busca flexibilizar sistema de vistos devido à falta de mão de obra

Hotelaria, empresas de transporte e as explorações agrícolas sofrem escassez desde Brexit e Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

O governo britânico afirmou nesta quinta-feira (9) que está considerando flexibilizar sua política de vistos diante da escassez de mão de obra, em parte devido ao Brexit, que dificultou a contratação de trabalhadores da União Europeia.

O Executivo diz querer garantir que o sistema adotado após a saída da UE "atenda às necessidades do Reino Unido e funcione no melhor interesse da economia, priorizando as habilidades e talentos de que precisamos".

"Isso inclui uma revisão da lista de profissões" com escassez de mão de obra, explicou o governo em comunicado. Esta lista determina quais profissões terão acesso mais fácil aos vistos de trabalho.

Um homem descansa com sacolas de compras em Lewisham Market, sudeste de Londres, Reino Unido - Hannah McKay - 9.mar.2023/Reuters

As empresas britânicas pedem há meses a flexibilização da política de vistos no Reino Unido, já que a hotelaria, empresas de transporte e as explorações agrícolas sofrem severa escassez de mão de obra desde o Brexit e a Covid-19, o que agrava os males de uma economia ameaçada de recessão.

Há mais de um milhão de empregos vagos no país, número que também reflete o fato de muitos britânicos terem deixado o mercado de trabalho desde a pandemia, entre doenças de longa duração e aposentadorias precoces, segundo o ONS (Escritório de Estatísticas Nacionais).

Mais de um quarto (27%) das empresas com dez ou mais funcionários enfrentavam escassez de mão de obra no final de fevereiro, segundo dados do ONS.

"Isso significa que muitos não terão escolha a não ser aumentar os salários para atrair e reter funcionários", destaca Susannah Streeter, analista da Hargreaves Lansdown.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.