Descrição de chapéu Imposto de Renda

Folha e IOB tiram dúvidas em live sobre o Imposto de Renda 2023

Leitores podem tirar dúvidas sobre a declaração nesta terça (23), no Instagram da Folha, às 16h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha e o Grupo IOB tiram dúvidas sobre o Imposto de Renda 2023 na reta final de entrega da declaração, em live na terça-feira (23), às 16h. Os leitores podem acompanhar a transmissão no Instagram da Folha.

Dúvidas como quem deve declarar o Imposto de Renda, o que mudou na declaração deste ano, quais gastos são dedutíveis e o que acontece com quem não entrega o IR no prazo serão respondidas pelo consultor Daniel de Paula, especialista da área de Imposto de Renda do Grupo IOB, com mediação de Cristiane Gercina, repórter de Mercado especialista em Imposto de Renda, Trabalho e Previdência, e apresentação de Anelise Gonçalves, repórter de Mercado.

Além das questões preparadas pela reportagem com base no dia a dia da cobertura do Imposto de Renda, os leitores poderão enviar suas dúvidas durante a live.

Folha e IOB fazem live sobre o Imposto de Renda 2023 na terça-feira (23), às 16h, no Instagram - Gabriel Cabral/Folhapress

O prazo para declarar o IR se encerra às 23h59 do dia 31 de maio. Quem é obrigado a prestar contas e perde a data-limite paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

O programa de preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda pode ser baixado no site da Receita Federal. Há ainda a opção de declarar o IR pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal).

Os contribuintes podem optar pela declaração pré-preenchida, importação de dados da declaração do ano anterior caso façam o preenchimento no mesmo computador do ano passado ou começar uma nova declaração do zero.

As informações a serem enviadas merecem cuidado e são de responsabilidade do cidadão. Mesmo no caso em que elas já vêm pré-preenchidas pela Receita, podem ocorrer erros que levam à malha fina.

A declaração do Imposto de Renda é um sistema de prestação de contas no qual o contribuinte informa seus rendimentos no ano, sejam eles tributáveis —como salário e aposentadoria— ou isentos, como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e declaram suas despesas, seus bens e investimentos.

Com o preenchimento das informações, o programa calcula se há imposto a pagar, direito à restituição ou imposto zerado. Quem vai restituir entra em um dos cincos lotes de pagamento de maio a setembro. O primeiro deles é liberado no dia 31 de maio e atende aos contribuintes prioritários.

Neste ano, entrarão na lista de prioridades os contribuintes que entregarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber por Pix, além dos idosos a partir de 60 anos, contribuintes com deficiência, doentes graves e profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério, que já faziam parte dos grupos prioritários. Há, no entanto, uma ordem de pagamento dentre eles, com atendimento aos idosos em primeiro lugar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.