Descrição de chapéu Financial Times mídia

CEO da CNN, Cris Licht deixa cargo após série de erros

Demissão acontece apenas um ano depois de sua escolha pelo executivo-chefe da Warner Bros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anna Nicolaou
Nova York | Financial Times

Chris Licht, o CEO da CNN, deixou cargo nesta quarta (7) após uma série de controvérsias.

Ele foi escolhido a dedo há pouco mais de um ano pelo executivo-chefe da Warner Bros Discovery, David Zaslav, para dirigir a companhia após a saída de seu antigo chefe, Jeff Zucker.

No entanto, o breve mandato de Licht no topo da CNN foi marcado por erros, culminando em um artigo contundente na revista The Atlantic na semana passada que retratou o executivo como frágil e estressado.

Chris Licht participa do Time 100 Gala, em Nova York - Caitlin Ochs - 8.jun.2022/Reuters

Semanas antes, a CNN tinha organizado uma palestra com Donald Trump, que insultou o moderador da rede sob aplausos da plateia cheia de apoiadores do ex-presidente.

Os jornalistas da CNN ficaram irritados, mas Licht defendeu a decisão, dizendo: "Os Estados Unidos foram muito bem servidos pelo que fizemos".

Ele se desculpou com a equipe da empresa na manhã de segunda-feira (5), dizendo aos funcionários que "lutaria como o diabo" para reconquistar sua confiança.

"Tenho grande respeito por Chris, pessoal e profissionalmente", disse Zaslav em um comunicado sobre a saída de Licht. "O trabalho de liderar a CNN nunca seria fácil."

A Warner disse que está procurando um substituto. Enquanto isso, a rede contará com uma equipe de líderes de programação: Amy Entelis, Virginia Moseley e Eric Sherling.

Licht, que já teve passagens bem-sucedidas na programação da MSNBC e The Late Show de Stephen Colbert, ingressou na CNN em maio de 2022.

Quando Licht chegou, a organização ainda estava lamentando a saída de Zucker, que havia se tornado uma presença singular na CNN. O âncora Don Lemon quase chorou ao falar ao vivo sobre a saída de Zucker.

O executivo-chefe David Zaslav queria redefinir a CNN na era pós-Zucker e após a aquisição da Warner Media, controladora da rede, por US$ 44 bilhões, no ano passado. Ele planejava reposicioná-la como uma rede menos "ativista" do que nos anos Trump –estratégia defendida por John Malone, o bilionário da TV a cabo e membro do conselho da Warner.

Zaslav e Licht passaram grande parte do ano passado tentando atingir esse objetivo, ao mesmo tempo em que cortavam custos enquanto a Warner, controladora, tentava reduzir sua pesada dívida.

A audiência da CNN está em queda, atingindo uma média de apenas 535 mil espectadores no horário nobre no primeiro trimestre, de acordo com a Nielsen. Em comparação, a CNN teve uma média de 1,7 milhão de espectadores no ano eleitoral de 2020.

Um dos maiores erros de cálculo de Licht foi o debate no mês passado com Donald Trump, que insultou o moderador da CNN sob aplausos de uma plateia repleta de apoiadores do ex-presidente. A reunião recebeu uma reação instantânea e os jornalistas da CNN ficaram furiosos, incluindo o colunista Oliver Darcy, que chamou o encontro de "espetáculo de mentiras" em seu boletim informativo. Mas Licht na época defendeu a decisão, dizendo que "os Estados Unidos foram muito bem servidos pelo que fizemos".

Licht também lutou para construir uma estratégia de programação bem-sucedida. Ele mudou Don Lemon, um dos apresentadores do horário nobre mais reconhecidos da rede, de seu horário noturno para um programa matinal –um ajuste estranho para o âncora. Lemon foi demitido em abril.

No ano passado, Licht disse ao Financial Times que "um dos maiores equívocos sobre minha visão é que quero ser baunilha, que quero ser centrista. Isso é besteira".

Na semana passada, Zaslav contratou David Leavy, um velho confidente seu, para se tornar diretor de operações da CNN e fortalecer o negócio –medida que sinalizou que seu apoio a Licht estava diminuindo.

Licht se desculpou com a equipe da CNN na manhã de segunda-feira (5), dizendo aos funcionários que "lutaria como o diabo" para reconquistar sua confiança.

Mas dois dias depois a CNN declarou que Licht estava demitido, "com efeito imediato".

Tradução de Luiz Roberto Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.