O desafio do Threads após atingir 100 mi de usuários, agro transforma cidades do país e o que importa no mercado

Leia edição da newsletter FolhaMercado desta terça-feira (11)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esta é a edição da newsletter FolhaMercado desta terça-feira (11). Quer recebê-la de segunda a sexta, às 7h, no seu email? Inscreva-se abaixo:


5 dias de Threads, 100 milhões de usuários

Cinco dias desde seu lançamento, o Threads atingiu 100 milhões de usuários, tornando-se a mais rápida plataforma a atingir esse patamar.

O app criado pela Meta para rivalizar com o Twitter superou o ChatGPT, da OpenAI, que chegou à marca dois meses após ter sido liberado aos usuários.

Sim, mas… Quando falamos de faturamento com anúncios, o que mais importa não é o total de usuários, mas o número de pessoas que acessam frequentemente a plataforma.

  • Isso quer dizer que o maior desafio da Meta hoje é convencer o usuário que veio do Instagram de que o app de textos merece entrar em sua rotina.
  • Mark Zuckerberg, CEO da companhia, disse que a empresa só vai pensar em monetização quando houver um caminho claro para 1 bilhão de usuários.

O Twitter, principal concorrente, disse em uma apresentação em junho ter 535 milhões de usuários mensais ativos, segundo o Wall Street Journal.

Baque na rede do passarinho: o jornal americano também mostra que duas empresas de monitoramento de acessos identificaram uma queda de visitas no Twitter desde que o Threads chegou ao ar.

Nos primeiros dois dias, o tráfego no Twitter caiu 5% em comparação com os mesmos dias da semana anterior, de acordo com o SimilarWeb, que rastreia a atividade online. Ano a ano, as visitas caíram 11%.

Matthew Prince, CEO da Cloudflare, tuitou no domingo "Tráfego do Twitter diminuindo" ao lado de um gráfico mostrando um declínio no ranking da plataforma em relação a principais sites da internet.


Agro além do PIB

Além de ter puxado a alta do PIB brasileiro no primeiro trimestre, o agro também transforma cultura e as cidades no Brasil, eleva a renda de alguns estados acima da média, diminui a desigualdade e atrai nova onda de migrantes atrás de oportunidades.

Em números: o bom desempenho na economia dos estados mais ligados ao campo vai além da super safra esperada para este ano.

Em 16 anos, os PIBs de Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Rondônia cresceram bem acima de vários estados —e mais que o dobro em relação ao paulista. Hoje, 25% do PIB brasileiro vêm do agronegócio.

O setor emprega diretamente 20% dos brasileiros e é um dos responsáveis pelas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil serem as únicas que apresentaram crescimento populacional maior do que a média nacional, segundo o último Censo.

O segredo do sucesso do agro brasileiro passa pela produtividade, em um processo que começou com a criação da Embrapa, há 50 anos. A estatal enviou técnicos a várias partes do mundo para estudar e pesquisar diferentes técnicas de manejo e plantio.

Nas duas últimas décadas, a produtividade total dos fatores da agricultura brasileira cresceu 3,2% ao ano, em média, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Na China, a alta foi de 2%; nos EUA, de 0,5%.

Sim, mas… O setor segue controverso no Brasil, e sua imagem sofre arranhões em casos ligados a desmatamento e trabalho escravo.

  • Há ainda trocas de acusações entre ruralistas, majoritariamente bolsonaristas, e o Ministério do Meio Ambiente e ONGs da área sobre desmatamento e uso de agrotóxicos.

Mais sobre avanço do agro no país

Veja como o Mato Grosso, uma terra desbravada por pioneiros na década de 1970, hoje vive um boom e importa trabalhadores de vários estados.

Entre as startups, o bom desempenho do setor é mais recente, mas vem atraindo cada vez mais os investidores.

  • No ano passado, quando o investimento no mercado caiu 50% no país em relação a 2021, as agtechs (startups do agro) foram na contramão e viram o volume de aportes multiplicar por cinco.
  • Os dados foram levantados pela Folha na plataforma Sling Hub, que reúne informações sobre o ecossistema de startups na América Latina.

Bombom ou wafer: As disputas do caos tributário

O atual emaranhado de normas e leis tributárias no Brasil já motivou longos e custosos confrontos jurídicos apenas para definir se barrinhas de cereais são flocos de cereais ou se a farinha de rosca pode ser classificada como pão.

  • Isso porque, a depender da classificação de um item, ele pode ter a carga tributária elevada ou reduzida.

Um dos casos emblemáticos é o do Sonho de Valsa, famoso doce consumido pelos brasileiros.

  • Em 2019, a Lacta, fabricante do produto, alterou sua composição e embalagem para que ele deixasse de ser classificado como bombom e passasse a ser denominado como um "wafer".
  • A estratégia teve mais a ver com o setor financeiro do que com o marketing: a lei brasileira cobrava na época 5% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre chocolate, enquanto a alíquota para o wafer é zerada.

Esse tipo de discussão é um dos que a Reforma Tributária pretende acabar a partir da adoção do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) –o que pode ficar ameaçado com o acúmulo de exceções na PEC que agora chega ao Senado.

Veja casos que geraram discussões sobre tributação de bens e serviços no Brasil:

  • Barrinhas de cereais são flocos de cereais (isentos) ou produtos de confeitaria (IPI de 5%)? A decisão foi pela cobrança de 5%.
  • Pão inteiro é isento de PIS/Cofins. E a farinha de rosca (feita de pão moído)? O STJ julgou que a isenção não era pertinente, pois o alimento não compõe a cesta básica.
  • Os Crocs são calçados impermeáveis ou calçados com parte superior em tiras de plástico ou borracha? Decisão: não são impermeáveis, portanto, se aplica tarifa antidumping.

Mais sobre reforma tributária:


Robô de transcrição de áudio mais baixado é brasileiro

O criador do modelo de transcrição de áudio mais baixado do mundo é brasileiro.

O robô desenvolvido por Jonatas Grosman já teve mais de 71,9 milhões de downloads na plataforma de compartilhamento de códigos de inteligência artificial Hugging Face, mostra o UOL .

Para que serve: para diversas atividades, desde transcrição de entrevistas até produção de legendas automáticas no Youtube.

O uso é gratuito e baseado no Open Source, uma espécie de comunidade em que os criadores disponibilizam seus produtos inclusive para quem quiser usá-los comercialmente.

Quem é Jonatas: após completar o mestrado em processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês), técnica para entender o conteúdo de mensagens, o pesquisador teve que interromper o doutorado no mesmo tema na PUC-Rio para tratar de um câncer.

  • Foi durante o tratamento que Jonatas viu um trabalho da equipe de IA do Facebook (hoje Meta) com um programa de reconhecimento de fala para transcrever áudio.
  • Em 2021, numa competição de Open Source, ele construiu os melhores modelos de reconhecimento de fala para treinar robôs a entender idiomas como Inglês, Espanhol, Português, Russo, Alemão, Francês, Italiano e Polonês.
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.