Descrição de chapéu Aeroin aeroportos clima

Maior aérea dos EUA faz estudo com Google para diminuir rastros de aviões; veja vídeo

Pesquisa da American Airlines usou IA para detectar rotas com menor chance de formação dos 'contrails'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aeroin

A American Airlines anunciou na terça-feira (8) que concluiu uma pesquisa em parceria com o Google para diminuir o rastro de aviões no céu.

A companhia aérea fez o estudo junto do Google Research e da Breakthrough Energy para identificar em que áreas da atmosfera existe a maior chance de formação dos rastros, chamados de "contrails" (abreviação de "condensed trail", trilha condensada).

Apesar de serem alvo de teorias da conspiração, os contrails são apenas nuvens comuns, e ocorrem quando os gases soltados pelos motores dos aviões congelam, formando cristais de gelo que podem ser vistos de longe.

Avião deixa rastro ao voar sobre Paris - Charles Platiau - 24.abr.2020/Reuters

No entanto, essas nuvens de contrail podem impedir que o calor saia da terra, principalmente durante a noite. Para a medição, foram feitos 70 voos em seis meses com pequenas modificações na rota para não passar em locais da atmosfera nos quais a inteligência artificial (IA) do Google Research previu que poderiam se formar contrails.

Essa IA utilizou dados de voos anteriores, imagens de satélite e dados climáticos. Após esses voos de teste, foi detectado que se formaram 54% menos contrails em relação às rotas tradicionais.

Isso prova o ponto de que sim, se pode evitar a formação de contrails, mas é necessário mais estudo para replicar a ideia em escala maior.

A principal ideia foi a mudança de altitude para uma altura que não se tivesse tanta umidade, pois com menos água os cristais de gelo não se formariam.

Isso, porém, pode causar (em grande escala) problemas de tráfego aéreo, que utiliza altitudes diferentes numa mesma aerovia para separação de aeronaves. Também pode levar a um maior consumo de combustível, já que quanto menor a altitude maior o consumo do avião. Além disso, voos muitos altos em trajetos curtos também aumentam o consumo por gerar uma subida desnecessária.

Veja abaixo o vídeo com legendas que explica como o estudo foi feito:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.