Descrição de chapéu inflação

Veja os melhores horários para comprar na Black Friday; descontos devem ser maiores às 22h

Promobit indica que ofertas começaram a aumentar às 13h desta quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os melhores descontos da Black Friday 2023 devem aparecer entre as 22h desta quinta-feira (23), quando o número de ofertas atinge o ápice, e 1h desta sexta-feira (24). A partir deste horário, o fluxo começa a diminuir madrugada adentro.

Esse cenário foi projetado pela plataforma Promobit, especializada em encontrar descontos e promoções. Os números têm base no comportamento de compra durante a Black Friday de 3 milhões de usuários nos últimos quatro anos.

Propaganda da Black Friday, em loja na cidade de Barakaldo, na Espanha. Anúncio tem as palavras "Black Friday" sobre leiaute colorido.
Propaganda da Black Friday, em loja na cidade de Barakaldo, na Espanha - Vincent West/Reuters

A quantidade de produtos com desconto nesta Black Friday começou a aumentar já às 13h desta quinta-feira, um dia antes da data promocional, mostra a Promobit.

Na sexta, os melhores horários para comprar serão 12h, 15h e 17h. Depois da queda na madrugada, as promoções voltam a ganhar força a partir das 8h.

O melhor horário para fazer compras também varia de acordo com a categoria do produto. No caso de computadores, a maior quantidade de ofertas se concentra entre as 19h e as 22h de sexta.

Dados do Google mostram que dois a cada três consumidores brasileiros pretendem ir às compras nesta sexta-feira e 90% desse montante deve preferir adquirir produtos pela internet.

Trazida de forma oficial dos Estados Unidos para o Brasil em 2010, a Black Friday caiu no gosto do brasileiro. Sinal disso são as ofertas promovidas pelos varejistas, que chegam a influenciar índices de inflação durante os meses de outubro, de acordo com estudo da corretora de valores XP.

Ao compilar dados entre 2007 e 2022, o estudo aponta que, de um lado, as maiores quedas de preço foram de computadores pessoais e perfumes. De outro, indica que o consumidor precisa ficar atento ao histórico de preços durante todo o ano para aproveitar os melhores descontos e não se levar por ofertas fake.

A Folha mostrou que, desde o começo do mês, itens muito buscados na data promocional, como celulares, lavadoras, geladeiras e televisões, têm registrado aumento de preço, de acordo com uma pesquisa do grupo Zoom/Buscapé.

Entre os dias 29 de outubro e 11 de novembro, celulares e smartphones acumularam alta de 4,67%. Lavadoras, 5,75%. Geladeiras e televisões, 1,3% e 1%, respectivamente.

Em 2022, houve uma piora do desempenho do varejo, marcada por alta inadimplência, falta de crédito, desaceleração do ecommerce, o que pode ter reflexo nesta Black Friday. Para Maurício Cascão, CEO da Mosaico, dona do Zoom/Buscapé, a inflação atípica pode significar um movimento de recomposição de perdas do comércio online.

A seca severa da Amazônia também pode ter encarecido a logística de transporte, uma vez que os rios em baixa estão tomados por bancos de areia. "Os navios não conseguem passar por alguns pontos, e a solução tem sido apostar em aviões, o que aumenta o preço final para o consumidor", diz Roberto Kanter, professor de MBAs da FGV (Fundação Getulio Vargas).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.