Descrição de chapéu Estados Unidos

Dona da Dunhill diz que cigarros não têm futuro no longo prazo e reduz em US$ 31,5 bi valor de marcas suas

British American Tobacco reduzirá o valor das marcas Camel, Newport, Pall Mall e Natural American Spirit

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Emma Rumney
Londres | Reuters

A BAT (British American Tobacco), dona de marcas de cigarros como Dunhill e Lucky Strike, anunciou nesta quarta-feira (6) que vai fazer uma baixa contábil de cerca de US$ 31,5 bilhões (R$ 154,6 bilhões) no valor de algumas marcas de cigarros nos Estados Unidos, reconhecendo que seu mercado tradicional não tem futuro a longo prazo.

A medida da BAT ocorre em um momento em que a regulamentação cada vez mais rígida e a crescente conscientização sobre os riscos à saúde gerados pelo fumo pressionam os negócios tradicionais de empresas de tabaco, provocando quedas nos volumes de vendas.

Dezenas de bitucas de cigarro em cinzeiro em Ancara, na Turquia
Dona das marcas de cigarro Dunhill e Lucky Strike reduzirá valor de parte de suas marcas, pois não vê futuro para elas em 30 anos - Yves Herman - 22.nov.2023 / Reuters

A fabricante também apontou para os desafios econômicos nos EUA, onde alguns consumidores estão migrando para marcas mais baratas e o aumento de vapes descartáveis pressionam sua divisão de cigarros no país.

A BAT afirmou que esses fatores, combinados com o afastamento mais amplo do fumo, significam que a empresa terá de ajustar a forma como algumas de suas marcas norte-americanas são tratadas em seu balanço, mudando o valor para uma vida útil finita de 30 anos.

Isso resultará em um encargo de redução de valor recuperável de cerca de 25 bilhões de libras (US$ 31,5 bilhões), informou a BAT. As marcas Newport, Camel, Pall Mall e Natural American Spirit foram as afetadas, destacou um porta-voz da companhia.

O presidente-executivo da BAT, Tadeu Marroco, descreveu a medida como "a contabilidade se aproximando da realidade".

Embora não acredite que os cigarros desapareçam em 30 anos, o executivo disse que não é mais possível justificar um valor indefinido para essas marcas, que equivalem a cerca de US$ 80 bilhões no balanço patrimonial da BAT.

A companhia acrescentou que começará a amortizar o valor remanescente de suas marcas nos EUA em 2024, tornando-se a primeira das principais fabricantes de cigarros a reconhecer que o valor de suas marcas de tabaco tem uma data de validade.

As ações da BAT despencaram mais de 8% no início do pregão nesta quarta-feira, atingindo mínimas de quatro anos e meio, e eliminando cerca de 4 bilhões de libras do valor da empresa. As ações da rival Imperial Brands caíram mais de 2%.

Assim como seus rivais, a BAT vem investindo pesadamente em alternativas ao fumo, como os vapes.

Na quarta-feira, a companhia acrescentou uma nova ambição de gerar 50% de suas receitas a partir de produtos sem combustão até 2025 e disse que agora espera que seus negócios com essas "novas categorias" atinjam o ponto de equilíbrio em 2023, um ano antes da projeção atual.

James Edwardes Jones, analista da RBC Capital Markets, elogiou a meta da empresa, embora tenha se surpreendido com o valor da baixa contábil nos EUA e a perspectiva "sombria" da BAT.

"Meu Deus, esse é um número grande", afirmou Jones sobre a redução no valor dos ativos, acrescentando que exemplifica os "perigos do setor" e envia sinais menos confiantes sobre as perspectivas para os cigarros.

A BAT disse que o crescimento da receita para o ano provavelmente ficará na extremidade inferior de uma faixa de 3% a 5%. A companhia também espera um crescimento baixo de um dígito na receita e no lucro ajustado das operações em 2024.

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