Descrição de chapéu Estados Unidos

Funcionário da Amazon que faltar ao trabalho presencial terá mais dificuldade em ser promovido

Exigência de comparecer três vezes por semana nos escritórios da empresa começou em maio

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São Paulo

A Amazon avisou aos funcionários que as chances de promoção são menores para aqueles que não estão obedecendo a política de trabalho presencial da empresa.

A exigência de comparecer três vezes por semana nos escritórios da gigante das compras online começou em maio, seguindo a tendência do mercado de reverter a flexibilização do trabalho ocorrida nos anos da pandemia.

Agora, pedidos de promoção para funcionários que não têm seguido a frequência exigida deverão passar por uma etapa a mais de aprovação de lideranças, segundo reportagem de novembro do site Business Insider.

Sede da Amazon em Arlington, nos Estados Unidos - Andrew Caballero-Reynolds - 20.set.2023/AFP

Brad Glasser, porta-voz da empresa, disse à CNN americana que há vários fatores que determinam a aprovação de um funcionário para um cargo mais alto. "Como qualquer empresa, esperamos que os funcionários considerados para promoção cumpram as diretrizes e políticas da empresa", disse.

A Amazon e outras grandes empresas de tecnologia adotaram neste ano o regime de trabalho híbrido. Até o Zoom, cuja plataforma cresceu muito devido ao home office, solicitou a volta ao presencial.

Em agosto, reportagem do Financial Times mostrou que a Amazon estava rastreando comparecimento aos escritórios de seus funcionários nos EUA.

A empresa, que evitou cortes de empregos em massa durante a maior parte de sua existência, iniciou suas maiores demissões há cerca de um ano, eliminando 27 mil cargos de escritório depois que uma onda de contratações durante a pandemia deixou a empresa saturada.

A Amazon ainda aprofundou os cortes quando anunciou outras 9.000 demissões em março, que afetariam a divisão de serviços em nuvem, recursos humanos, publicidade e o serviço de transmissão ao vivo Twitch, segundo o CEO Andy Jassy.

Desde então, a empresa continuou buscando cortes de custos, às vezes levando a mais demissões. A empresa recentemente fez demissões em sua divisão de games e fechou lojas físicas de roupas.

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