Empresários lamentam a morte de Abilio Diniz

Liderança do empresário moldou o setor alimentício e impactou positivamente na economia nacional, disse o GPA em nota

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Empresários, políticos e companhias que fizeram parte da história de Abilio Diniz manifestaram pesar pela morte do antigo dono do Grupo Pão de Açúcar neste domingo (18). Todos demonstraram admiração pelo empresário e exaltaram sua esperança viva no futuro do Brasil.

Abilio, que tinha 87 anos, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o mês passado, com um quadro de pneumonia. O velório será realizado nesta segunda-feira (19) no Salão Nobre do estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbis, e será aberto ao público entre 11h e 15h. O enterro será reservado apenas aos familiares.

Empresário Abilio Diniz faleceu neste domingo (18), aos 87 anos, em São Paulo
Empresário Abilio Diniz faleceu neste domingo (18), aos 87 anos, em São Paulo - Bruno Santos/ Folhapress


Em nota, o GPA (antigo Grupo Pão de Açúcar) lamentou profundamente a perda do empresário. "Sua significativa contribuição para o crescimento e consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirou gerações", diz a empresa.

"Que sua memória seja honrada e seu legado continue a inspirar o empresariado no Brasil. Nossos sentimentos à família e amigos neste momento difícil."

O Carrefour Brasil, do qual Abilio era vice-presidente do conselho de administração, também emitiu um parecer. "Recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento. Tivemos a honra de trabalhar lado a lado com o mais respeitado e admirado empresário do varejo brasileiro, que nos incentivou a buscar sermos melhores todos os dias", diz a nota.

"Abilio foi mais que um empreendedor de sucesso. Foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. Um exemplo de ser humano, que deixa para sempre seu nome e sua marca na história do nosso país."

O atual presidente-executivo do Carrefour, Stephane Maquaire, prestou condolências em uma nota de pesar separada. Ele afirmou que hoje é um dia "muito, muito triste".

"No dia em que o Grupo Carrefour Brasil perde o vice-presidente de seu Conselho e o país perde um de seus mais admirados empreendedores, eu também sinto a dor de perder alguém que, nos últimos quase três anos, foi um parceiro e uma fonte de inspiração e aprendizado. Mais que tudo isso, um amigo", escreveu.

"Pessoas como o Abilio Diniz não morrem —permanecem vivas para sempre, por meio do legado e das lições que deixam para a sociedade e para todos os indivíduos cujas vidas impactaram."

O presidente do grupo Casino, atual dono do GPA, Jean-Charles Naouri, disse que Abilio foi um dos maiores nomes do varejo do mundo.

"É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Abilio Diniz, com quem tive o privilégio de conviver por quase duas décadas. Nesse momento de dor, gostaria primeiro de me solidarizar com sua família, a quem Abilio se dedicou durante toda sua vida. Abilio foi um empreendedor incansável e que acima de tudo jamais abandonou seu otimismo com o Brasil. Seu legado será sempre lembrado como um dos maiores nomes do varejo alimentar no mundo".

Entre os empresários, o presidente do conselho da MRV e fundador e dono da CNN Brasil, Rubens Menin, disse que foi uma "sorte" participar de suas reinvenções na TV.

"Por onde passou, Abilio Diniz criou oportunidades e transformou realidades. Na CNN Brasil, tivemos a sorte de testemunhar e participar de uma de suas tantas reinvenções: como entrevistador, chamou lideranças das mais diversas áreas para discutir o futuro do Brasil, país que tanto amava e pelo qual tanto trabalhou", escreveu o empresário.

"Além de gestor genial, Abilio foi um grande filantropo e incentivou diversos outros empresários a formarem uma poderosa corrente de solidariedade durante a pandemia. Uma perda irreparável."

Para Claudio Lottenberg, presidente do conselho do Hospital Albert Einstein e da Conib (Confederação Israelita do Brasil), "Abilio sempre foi uma referência de determinação, garra e propósito".

"Avis rara e por isto mesmo icônico como inspiração", disse.

Jean Jereissati, CEO da Ambev, também lamentou o falecimento do empresário. "Seu legado, que contribuiu de maneira profunda para o desenvolvimento do varejo e da economia do Brasil, é uma inspiração e um exemplo para todos nós. Aos familiares, amigos e colegas recebam nossas condolências neste difícil momento", escreveu em nota.

O Banco Bradesco disse que o Brasil "ficou diferente para melhor" com a atuação do empresário, "um dos maiores que o país já conheceu".

"Com sua competitividade e visão inovadora nos negócios, ele representou o início de uma era de modernidade e empreendedorismo", disse a nota. "Nosso pensamento é de gratidão por tudo o que ele criou e idealizou na construção de novos parâmetros e modelos. Abilio deixa um legado exemplar para todos nós brasileiros. Somos solidários a todos os familiares, amigos e admiradores nesse momento de dor."

O presidente do Santander Brasil, Mario Leão, ressaltou o legado do empresário.

"Sua contribuição para a nossa economia e para o ambiente de negócios deixam um legado importante e servirão como uma inspiração para muitas gerações. Abilio será sempre admirado e lembrado por sua visão empreendedora única e pelas suas enormes conquistas, profissionais e pessoais. Junto de todos do Santander, deixo minhas sinceras condolências à família e aos amigos", escreveu.

Isaac Sidney, presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), afirmou que, no exercício do cargo, teve a oportunidade de estar ao lado de Abilio em eventos e dividir "conversas frutíferas sobre nosso país e constatar a força de sua liderança empresarial".

"Sua atuação, liderança ativa, visão de futuro e inesgotável dedicação ao trabalho permanecerão como um exemplo inspirador para além do mundo dos negócios", disse, em nota.

Para Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Abilio "é exemplo de que o Brasil é um país de oportunidades".

"Filho de imigrantes portugueses que trabalharam duro, construíram grandes empresas, gerando emprego e desenvolvendo nossa economia. Foi um exitoso empreendedor e ativista pela saúde. Perdemos um empresário que soube participar da vida política como cidadão, sempre com otimismo e esperança no futuro do Brasil", afirmou, em nota.

Abram Szajman, presidente da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, considerou Abilio um "líder notável", cuja visão pioneira "revolucionou a história do setor varejista no Brasil".

"Em honra à memória do empresário, esperamos que o seu exemplo seja perene para as gerações futuras e que o seu legado inestimável continue inspirando e fortalecendo o empreendedorismo no país."

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) agradeceu o empresário por sua liderança.

"A Abras lamenta o falecimento de Abilio Diniz, um dos empresários mais importantes do país, com uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do varejo. Abilio, com seu espírito empreendedor, transformou o Grupo Pão de Açúcar na maior rede varejista do país. Teve papel fundamental também na criação e fortalecimento da Abras, como um dos seus membros mais importantes", diz a associação em nota.

"O nosso setor está de luto".

Para Fábio Queiróz, presidente da Asserj (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) e vice-presidente da Alas (Associação Latino-Americana de Supermercados), o "mundo empresarial e o Brasil perderam um ser humano extraordinário".

"Como empresário, Abílio Diniz, sempre se destacou no mercado varejista de alimentos, gerando milhares de empregos e fortalecendo o setor supermercadista do país, refletindo, inclusive, no mercado internacional, onde sempre foi muito respeitado e prestigiado. Seu legado e seus ensinamentos permaneceram."

O Instituto Pacto Contra a Fome, cocriado pela viúva de Abilio, Geyze Diniz, também emitiu uma nota de pesar.

"Além de um dos maiores líderes e ícones empresariais do Brasil, admirável empreendedor, pai, esposo e amigo exemplar, Abílio era sinônimo de dedicação e solidariedade , uma inspiração para muitos, em especial para nós do Pacto Contra a Fome, do qual era apoiador financeiro", disse a CEO do Instituto, Rosana Blasio.

"Que o exemplo e o legado de Abílio possam, neste momento de perda, ser fonte de força para sua família e amigos. Seu legado será eterno!"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.