Mover será regulamentado até o final do mês, diz Alckmin

Programa Mobilidade Verde visa desenvolver o setor automotivo no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O programa de Mobilidade Verde do governo federal, o Mover, deve ser regulamentado até o final do mês de março, afirmou o vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A declaração foi dada na manhã desta terça-feira (5) no I Encontro Nacional da Indústria e Serviços, organizado pela Apex, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista. O evento também contou com a presença do presidente da Fiesp, Josué Gomes, e da diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza.

"A regulamentação do Mover deve acontecer já nas próximas semanas. Até o final do mês esperamos estar com a regulamentação já publicada", afirmou Alckmin.

Geraldo Alckmin gesticula durante entrevista em São Paulo
Alckmin prevê regulamentação do programa Mover até o fim de março - Gabriela Biló/Folhapress

Substituto do Rota 2030, o Mover é um programa federal que visa estabelecer um plano estratégico para o desenvolvimento do setor automotivo no Brasil.

De acordo com o que foi anunciado pelo governo, o Mover amplia as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística.

Nessa nova etapa, o programa quer incentivar a descarbonização, com estímulo à produção de novas tecnologias, a promoção do uso de biocombustíveis e outras energias alternativas.

O Mover, de acordo com Alckmin, vai promover uma redução de R$ 3,5 bilhões em impostos no setor para incentivo à descarbonização e à inovação tecnológica.

É na esteira do programa que ocorre o anúncio de investimento de R$ 11 bilhões pela Toyota, divulgado pelo vice-presidente no domingo (3). A montadora japonesa está desenvolvendo novos modelos híbridos flex, e o primeiro tem lançamento previsto para o início de 2025. Será o SUV compacto Yaris Cross, que poderá rodar com etanol, gasolina e eletricidade.

De acordo com Alckmin, em postagem feita nas redes sociais, o aporte vai gerar 2.000 empregos e dar origem a novos produtos.

A expectativa é que, com o Mover, mais montadoras anunciem investimentos de grande porte no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.