Descrição de chapéu Financial Times internet

Elon Musk vai para Cannes em tentativa de reconquistar anunciantes

Bilionário retorna ao festival da indústria publicitária para tranquilizar marcas desanimadas com sua rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniel Thomas Hannah Murphy
San Francisco e Cannes | Financial Times

Elon Musk lança uma ofensiva de charme para reconquistar anunciantes para o X, antigo Twitter, enquanto tenta conter a reação negativa sobre seu estilo de gestão errático.

Após ter deixado de ir ao evento no ano passado, o bilionário retorna ao festival de publicidade de Cannes para tranquilizar grupos de publicidade e grandes marcas sobre o futuro de sua plataforma, disseram executivos de agências.

Linda Yaccarino, CEO do X e ex-executiva da NBCUniversal, se juntou a ele no evento desta semana e está utilizando suas conexões para angariar apoio para a rede social, que é financiada por anúncios.

Uma pessoa a par de assuntos internos da rede social disse que a empresa está buscando virar a página após um período difícil no qual grandes marcas abandonaram a plataforma devido a uma série de controvérsias, incluindo a flexibilização de suas políticas de moderação.

Elon Musk, bilionário e dono da X, antigo Twitter. - Gonzalo Fuentes/Reuters

Figuras importantes da publicidade disseram que as marcas têm sido afastadas pelo uso provocativo do bilionário de sua plataforma, incluindo o compartilhamento de pontos de vista conspiratórios e de direita.

"Os anunciantes ainda têm preocupações sobre o X e ele tem a oportunidade para apresentar seu argumento sobre por que deveriam voltar para a plataforma", disse um executivo.

"Se você é visto anunciando na plataforma, parece que você o está endossando. Acho que o X sofre muito mais com isso do que outras plataformas", acrescentou.

O X está lutando por sua saúde financeira enquanto enfrenta a seca de publicidade, com marcas como Disney, IBM e Apple boicotando a plataforma, além de turbulências internas.

Executivos da empresa disseram que mais de 60% das marcas que haviam pausado a publicidade retomaram —embora em escala menor— nos últimos meses.

No entanto, chefes de publicidade disseram que estão mantendo o X fora de suas listas dos canais "de preferência" a serem usados com seus clientes.

Embora não seja uma proibição total, significa que marcas não estão sendo aconselhadas a usar a rede social em suas campanhas de marketing.

"Ainda existe um grande medo sobre a forma como esse negócio está sendo administrado —quando você tem escolhas a se fazer, isso torna a plataforma menos atraente", disse um executivo, acrescentando que para cada "dois passos à frente, há um gigantesco passo para trás com algo maluco. E ninguém quer lidar com isso."

Outro executivo disse que algumas marcas estão voltando a avaliar o X, mas acrescentou que também há aquelas que nunca retornarão.

"Há algumas marcas que traçaram uma linha", disse ele. "Temos alguns clientes que não acredito que voltarão por causa de algumas coisas que passaram entre a liderança de ambas as empresas."

Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, Joe Benarroch, braço direito de Yaccarino, deixou o X de repente neste mês. A mudança foi relatada pelo Wall Street Journal.

Musk deve falar na conferência principal em Cannes nesta quarta-feira (19) em uma conversa com o CEO da WPP, Mark Read.

O X deve anunciar planos para vídeos de longa duração no site, uma mudança em relação aos tipos de feeds usados por muitos, com uma série de acordos prestes a serem fechados com provedores de conteúdo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.