Ações da empresa de mídia de Trump disparam nos EUA após atentado

Papéis da Trump Media & Technology Group Corp. subiram mais de 30% nesta segunda (15)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ivy Chok
Nova York | Bloomberg

As ações da empresa de mídia de Donald Trump dispararam nesta segunda-feira (15) após o ex-presidente dos Estados Unidos ser vítima de um atentado no último sábado (13).

Os papéis da Trump Media & Technology Group Corp. subiram 31,3% nesta segunda, alcançando cerca de US$ 40 por ação. A alta nas negociações pré-mercado chegou a 67%.

Outras ações vistas como beneficiadas pela vitória do republicano para um segundo mandato —de empresas de prisões privadas a mineradoras de criptomoedas— também subiram neste início de semana.

A imagem mostra Donald Trump, um homem de terno escuro sendo cercado por vários seguranças também vestidos de terno escuro. O ex-presidente dos Estados Unidos está fazendo uma expressão facial intensa, levantando o punho e tem sangue no rosto. Ao fundo, há uma multidão de pessoas, algumas segurando bandeiras e cartazes.
Donald Trump ergue o punho para apoiadores após ser baleado em atentado na Pensilvânia - Brendan McDermid/Reuters

A valorização ajuda a recuperar as perdas sofridas desde o final de maio, quando as ações caíram 37% no período em que Trump foi condenado por falsificar registros empresariais para encobrir pagamentos feitos à atriz pornô Stormy Daniels. A sentença deve ser divulgada em setembro.

As ações têm sido voláteis desde sua estreia na Bolsa de Nova York em março, à medida que os investidores respondem às chances oscilantes de Trump e do presidente Joe Biden de vencer a corrida presidencial.

Porém, segundo dados do PredictIt, as chances de vitória de Trump aumentaram após o ataque no sábado, quando Trump foi ferido durante comício na Pensilvânia. Ele saiu do local com um ferimento na orelha e sua foto com o punho em riste e sangue no rosto, acenando para os apoiadores, foi um dos principais assuntos nas redes sociais.

O ex-presidente possui uma participação majoritária na Trump Media, que opera a rede social Truth Social, lançada após o bloqueio de Trump em grandes sites após a invasão no Capitólio em 2021. A plataforma de vídeos conservadora Rumble subiu 20%.

De forma mais ampla, as chances crescentes do candidato fortaleceram setores vistos como beneficiados por outro mandato de Trump. As ações de fabricantes de armas subiram, com a Smith & Wesson Brands Inc. subindo 10,9% e a Sturm Ruger & Company Inc. ganhando 5,39%. As empresas de prisões privadas GEO Group Inc. e CoreCivic Inc. também subiram.

Ações ligadas a criptomoedas, incluindo a Coinbase Global Inc. e mineradoras como a Marathon Digital Holdings Inc., subiam à medida que o bitcoin se valorizava. Seguradoras de saúde, vistas como potenciais beneficiárias de menos regulamentação sob um novo governo Trump, também subiram. A Tesla estava entre as principais altas no S&P 500 depois que Elon Musk declarou apoio a Trump.

Enquanto isso, as ações de empresas de energia solar caíram, dado que os democratas são vistos como mais favoráveis ao setor. O ETF Solar da Invesco registrou a maior queda desde fevereiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.