Magazine Luiza anuncia megaloja no Conjunto Nacional em antigo espaço da Livraria Cultura

CEO diz que pretende levar todas as marcas da companhia para o local e preservar aspectos históricos e culturais

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São Paulo

O Magazine Luiza abrirá uma megaloja no Conjunto Nacional, ponto histórico da avenida Paulista, no antigo espaço da Livraria Cultura, que fechou em abril. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo CEO da empresa, Frederico Trajano, durante o evento Expo Magalu, em São Paulo.

A intenção é oferecer produtos de todas as marcas do grupo, que incluem Magalu, Netshoes, Kabum e Época Cosméticos. "Será um ponto estratégico para o fortalecimento das nossas lojas físicas", disse Trajano.

Loja na Av Paulista da Livraria Cultura tem falência decretada pela Justiça

O projeto prevê, também, a preservação dos espaços históricos, como o teatro Eva Hertz —batizado em homenagem à fundadora da Livraria Cultura—, e a realização de eventos culturais.

O Conjunto Nacional foi o berço do primeiro estabelecimento da Cultura, fundada em 1969. A tradicional e reconhecida unidade da livraria passou por uma grande reforma em 2007, quando ocupou outras quatro lojas menores do edifício junto ao histórico Cine Astor.

A Cultura entrou em recuperação judicial em 2018 e chegou a ter a falência decretada em 2023, mas reverteu a decisão na justiça. Paralelamente ao processo de recuperação judicial, existia uma ação de despejo requerida pelos proprietários do imóvel na avenida Paulista, que alegam a falta de pagamento dos aluguéis desde 2020, totalizando uma dívida de R$ 15 milhões.

Entre idas e vindas, o espaço foi fechado pela última vez em abril deste ano.

A possibilidade de tombamento da unidade da livraria, por sua importância cultural e histórica, chegou a ser levantada pela vereadora paulistana Luna Zarattini (PT), que pedia o reconhecimento do espaço como patrimônio cultural imaterial da cidade.

Agora, o espaço receberá a loja conceito do Magalu e outras funcionalidades da companhia, como a Agência Magalu —ponto de entrega de itens vendidos via marketplace. "Nós queremos levar para lá, para o nosso estoque, produtos dos nossos varejistas parceiros", disse Trajano.

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