Descrição de chapéu Negócios Plurais

'Criei uma marca para vestir grandes mulheres negras em ascensão', diz estilista

Novo episódio da série Negócios Plurais conta a história de Isaac Silva; veja vídeo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foi ainda na infância que o estilista Isaac Silva, 32, descobriu que queria trabalhar com moda. Nascido em Barreiras, no interior da Bahia, ele costumava se abrigar no ateliê da costureira do bairro para fugir do bullying e da violência.

"Era uma criança muito lúdica, diferente dos meninos que queriam jogar bola e brincar de luta. (...) Gostava muito de brincar na rua, mas isso era meio perigoso para mim", diz.

Mão segura celular com foto de Isaac Silva
Estilista Isaac Silva em sua loja em São Paulo - Gabriel Cabral/Folhapress

A história é tema do décimo sétimo episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país.

Quando se mudou para Salvador, em 2000, Isaac ficou encantado ao conhecer as religiões de matriz africanas, que viraram uma inspiração para o seu trabalho.

Ele fez curso de corte e costura, faculdade de moda e, em 2008, se mudou para São Paulo. Em 2015, criou a marca que leva seu nome, abrindo uma loja no bairro de Santa Cecília.

"Empreender no Brasil é difícil, e o que me motivou a fazer a marca foi ver grandes mulheres, principalmente mulheres negras, ascendendo socialmente, na mídia. Eu pensei: 'Essas mulheres precisam ser vestidas por uma marca que tenha um propósito, eu vou fazer uma marca para vestir essas mulheres'."

Entre as personalidades que já usaram peças criadas por Isaac estão a escritora Djamila Ribeiro e as cantoras Elza Soares e Gaby Amarantos.

Diversidade é a palavra do presente e a palavra do futuro. Não tem como a gente viver no mundo se ele não for diverso

Isaac Silva

estilista

Assista ao vídeo:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.