Descrição de chapéu Venezuela refugiados

Câmara dos Deputados aprova medida provisória de auxílio a refugiados

Texto sobre auxílio emergencial a migrantes agora precisa receber o aval do Senado

Comunidade de venezuelanos acampados em praça em Boa Vista, capital de Roraima
Comunidade de venezuelanos acampados em praça em Boa Vista, capital de Roraima - Eduardo Anizelli - 11.abr.2018/Folhapress
Angela Boldrini
Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) medida provisória que dispõe sobre assistência emergencial a migrantes, editada por causa da crise de refugiados venezuelanos no estado de Roraima. 

O texto ainda tem de ser votado pelo Senado Federal.

Publicada em fevereiro, a medida provisória institui o Comitê Federal de Assistência Emergencial "para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária". 

Além disso, o texto permite que estados e municípios possam fazer contratações diretas, sem licitação, em caso de emergência migratória. 

A União também fica autorizada a aumentar o repasse de recursos aos fundos estaduais e municipais de saúde, educação e assistência social.

O ponto mais polêmico do projeto, inserido pelo relator Jhonatan de Jesus (PRB-RR), determinava que a Funai (Fundação Nacional do Índio) teria 30 dias para se manifestar sobre autorização de estudos ambientais sobre empreendimentos em terras indígenas. Caso contrário, o empreendimento poderia seguir sem o estudo.

Após acordo com a oposição, porém, o artigo foi retirado do texto.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.