Ortega acusa rivais por mortes em protestos na Nicarágua e nega renúncia

Presidente diz não ter controle dos paramilitares ligados a seu partido e não perseguir Igreja

De camisa branca e boné azul, Daniel Ortega levanta os braços e faz o "v" da vitória com nas duas mãos. Ao fundo, aliados agiram bandeiras vermelhas e pretas da frente sandinista.
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, acena para os membros de seu partido, a Frente Sandinista de Libertação Nacional, em evento que comemorou a revolução de 1979 - Oswaldo Rivas - 19.jul.18/Reuters
Manágua | AFP e Associated Press

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, acusou nesta segunda-feira (23) os adversários pelas mais de 300 mortes nos protestos contra seu governo e disse que não vai renunciar ou antecipar as eleições previstas para 2021.

Em entrevista à rede de TV americana Fox News, o mandatário negou que controle os paramilitares responsáveis pela maioria das mortes e que usam bandeiras de seu partido, a Frente Sandinista de Libertação Nacional.

Por outro lado, acusou seus opositores de liderarem milícias financiadas por traficantes de drogas e agências ligadas aos EUA que, segundo ele, mataram “dezenas de policiais” nos confrontos —ele não deu números exatos.

“Nenhuma das manifestações pacíficas foram atacadas”, afirmou o presidente, para quem o país está voltando ao normal, sem citar as ofensivas contra os antigoverno. “Passamos uma semana desde o fim dos confrontos.”

Ele também descartou as acusações de queira formar uma dinastia com sua mulher e vice, Rosario Murillo. “Nunca veio à minha cabeça instaurar uma dinastia. É a primeira vez que minha esposa é vice-presidente.”

Também negou que as igrejas tenham sido atacadas por seus partidários, assim como a morte de duas pessoas em uma delas. “Nenhum nicaraguense foi morto em uma igreja. Não perseguimos nenhum sacerdote.”

Dias depois de chamar os bispos do país de golpistas e seus adversários políticos de diabólicos, se disse disposto a retomar o diálogo. “Convidamos a Igreja Católica a continuar o diálogo para que ele ocorra de forma aberta.”

 

A Conferência Episcopal Nicaraguense havia condicionado a volta às negociações ao fim da repressão aos protestos. Tanto os religiosos quanto a oposição mantêm a exigência de antecipar as eleições presidenciais para 2019.

Mas, para Ortega, a exigência está fora de cogitação. “Nosso período eleitoral finaliza com as eleições de 2021, quando teremos nossas próximas eleições. Adiantá-las criaria instabilidade, insegurança e pioraria as coisas.”

Questionado por que decidiu falar com a Fox News, emissora conservadora que é apoiada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, depois de recusar entrevistas com outros meios estrangeiros, disse desejar respeito dos americanos.

Segundo ele, há uma campanha de mentiras para prejudicar a imagem da Nicarágua e de seu governo. “A história de nossas relações com os Estados Unidos foi dolorosa. Não quero repeti-la.”

A entrevista foi exibida horas depois de novos protestos na capital, Manágua, para celebrar o Dia do Estudante. No protesto, pacífico e sem repressão, os manifestantes disseram que pretendem continuar nas ruas contra Ortega.

“Nós vamos continuar até que este ditador assassino de estudantes vá embora. Nós queremos uma Nicarágua livre. Não temos medo”, disse a estudante e vendedora Angelica Mayorga à agência de notícias Associated Press.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.