Descrição de chapéu Governo Trump

Pence e Pompeo negam autoria de artigo que fala em sabotagem do governo Trump

Texto apócrifo publicado pelo The New York Times gera onda de especulações em Washington

Washington e Nova Déli | Reuters e Associated Press

O vice-presidente Mike Pence e o secretário de Estado Mike Pompeo negaram nesta quinta-feira (6) serem os autores de texto anônimo publicado por um assessor da Casa Branca no The New York Times que afirma fazer parte da "resistência" ao governo Donald Trump.

O jogo de adivinhação se espalhou pelas redes sociais e pela Casa Branca, com atuais e antigos funcionários trocando telefonemas e mensagens de texto para tentar elucidar quem escreveu o artigo, alguns deles recorrendo a jornalistas em busca de dicas. 

Em um tuíte, o Times usou o pronome "ele" para se referir ao autor, mas depois esclareceu que o post havia sido escrito "por uma pessoa que desconhece a identidade do autor, incluindo seu gênero, então o uso de 'ele' foi um erro".

"O vice-presidente coloca seu nome em seus artigos", afirmou seu porta-voz, Jarrod Agen, nas redes sociais. "O @nytimes deveria se envergonhar, bem como a pessoa que escreveu esse artigo falso, ilógico e covarde. Nosso escritório está acima desses atos amadores."

A especulação em torno de Pence tem sido alta nas redes sociais por causa do uso da expressão "lodestar", um termo arcaico que o vice-presidente usou em vários discursos.

Em viagem à Índia, Pompeo criticou o autor anônimo: "É triste que alguém tenha feito essa escolha". 

No artigo, integrantes do governo Trump que se identificam como conservadores e dizem querer que sua gestão seja bem sucedida estão trabalhando para sabotar parte das ações presidenciais porque consideram o republicano amoral.

Segundo o texto, esses assessores avaliam que algumas das medidas de Donald Trump podem "prejudicar a saúde da república", e defendê-la é seu primeiro compromisso como servidores públicos.

Trump respondeu ao artigo durante evento na Casa Branca transmitido pela Fox News. "Eu não gosto deles e eles não gostam de mim", disse o presidente sobre o jornal. "Imaginem que eles publicaram um artigo anônimo —isto é, covarde. Mas estamos fazendo um grande trabalho e ninguém vai chegar nem perto de me derrotar na eleição de 2020."​

Logo depois, tuitou: "TRAIÇÃO?".

Na manhã desta quinta, ele voltou à rede social:  "O Estado Profundo e a Esquerda, e seu veículo, a Mídia Fake  News, estão ficando Loucos e não sabem o que fazer".

Antes, ele havia dito: "Estou secando o Pântano, e o Pântano está lutando de volta. Não se preocupe, vamos vencer!".​

O texto foi publicado um dia depois de o concorrente The Washington Post apresentar uma resenha em primeira mão do novo livro do repórter Bob Woodward no qual ele descreve um governo Trump tomado pelo caos, a sabotagem, a humilhação como forma de tratamento, a intriga e a ignorância.

Woodward  é conhecido por revelar, com Carl Bernstein,  o escândalo do Watergate que derrubou o então presidente Richard Nixon em 1974. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.