Descrição de chapéu Venezuela

Mujica defende realização de eleições sob supervisão da ONU na Venezuela

Para uruguaio, solução pode não ser perfeita, mas é a única que garantirá a estabilidade do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montevidéu | AFP

O ex-presidente uruguaio José Mujica (2010-2015) disse nesta segunda-feira (28) ser favorável a uma convocação de "eleições gerais" na Venezuela sob a tutela da ONU para resolver a crise que atinge o país. 

"Como está a situação (na Venezuela), por mais louca que pareça a proposta de eleições gerais feita pela Europa, reconhecendo que atropela a soberania e a autodeterminação —mas, repito, no mundo de hoje isso não existe para países que têm muito petróleo—, bem ou mal (a eleição) seria uma saída", declarou ele. 

O ex-presidente uruguaio José Mujica durante o festival de cinema de Veneza
O ex-presidente uruguaio José Mujica durante o festival de cinema de Veneza - Tony Gentile - 3.set.18/Reuters

A essas eleições "deveriam somar um monitoramento com garantias das Nações Unidas", acrescentou o uruguaio, um símbolo da esquerda na região e próximo do presidente Hugo Chávez (1999-2013), morto em 2013.

No sábado (26), diversos países europeus deram um ultimato de oito dias ao ditador Nicolás Maduro para convocar eleições, sob pena de reconhecer o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como presidente interino.

Mujica apoiar a postura do governo uruguaio de Tabaré Vázquez (seu aliado) de promover o diálogo na Venezuela, ao qual se somou o governo de Andrés Manuel López Obrador no México. Montevidéu enviou representantes à posse de Maduro para um segundo mandato de seis anos em 10 de janeiro, em meio a fortes críticas da oposição política.

Nenhum dos dois países reconheceu Guaidó como presidente interino, mas ambos pediram conjuntamente o início de negociações entre governo e oposição. 

Mujica arriscou propor como saída à crise uma "espécie de junta executiva onde estivessem todas as tendências, mas fortemente monitoradas e garantidas pelas Nações Unidas".

"Não vejo outro caminho que dê garantias", concluiu.

Sobre Guaidó, sustentou que "o presidente autoproclamado ou é muito jovem ou tem certeza que terá o respaldo do Exército dos Estados Unidos".

"Estão soando fortes tambores de guerra no Caribe pela situação venezuelana e devemos recordar que nas guerras, em geral, morrem os que não têm responsabilidades", disse Mujica.

"Por trás da guerra sempre se movem interesses. A verdade, crua, dura, real, é que os mais conservadores dos Estados Unidos não podem aceitar que a China acabe manejando o destino do petróleo venezuelano. Essa é a causa profunda da impaciência" de Washington, afirmou uruguaio.

Nesta segunda-feira, os Estados Unidos anunciaram sanções contra a estatal petroleira PDVSA.

Em meio às tensões houve protestos e tumultos que deixaram 35 mortos e 850 detidos na última semana na Venezuela.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.