Descrição de chapéu Brexit

Oitava parlamentar deixa Partido Trabalhista britânico

Joan Ryan alega antissemitismo; na segunda-feira, sete membros abandonaram sigla nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Joan Ryan, do Partido Trabalhista britânico, é a oitava parlamentar a deixar o principal partido de oposição do Reino Unido.

Em uma rede social, Ryan escreveu que sua saída se deve a atitudes antissemitas dentro do partido.

“Os valores que me fizeram entrar para o partido são os mesmos que me fizeram deixá-lo”, escreveu.

Outros sete parlamentares deixaram o partido nesta segunda-feira (18) devido à abordagem de Jeremy Corbyn, líder da sigla, em relação ao brexit. Além disso, em uma discussão sobre antissemitismo, Corbyn teria dito que o principal grupo de oposição britânico havia sido “sequestrado pela política mecânica da esquerda”. 

Na carta publicada em suas redes sociais, Ryan acusa o Partido Trabalhista de estar infestado com opiniões antissemitas desde que Corbyn assumiu a liderança, em 2015. Segundo a parlamentar, o problema não existia antes de seu comando da sigla.

Corbyn é criticado pela demora do partido em punir casos de preconceito e críticas agressivas contra Israel em discursos e postagens em redes sociais. O próprio líder foi questionado por defender a permanência de um mural considerado antissemita em Londres, em uma publicação no Facebook em 2012, que veio à tona no ano passado. ​

Ryan, que está no Parlamento desde 1997, fará parte de uma dissidência independente. Os sete membros que saíram do partido na segunda-feira irão continuar no Parlamento sob o título de “O grupo independente”.

A 39 dias do fim do prazo para a efetivação do brexit, divisões sobre a saída têm fragmentado a política britânica, que enfrenta rachas em partidos tradicionais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.