Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

'Houve primeiro passo para o sonho', diz Bolsonaro sobre eventual moeda única Brasil-Argentina

Nova moeda se chamaria 'peso real'; possibilidade foi aventada em reunião com empresários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

O presidente Jair Bolsonaro disse a jornalistas na madrugada desta sexta-feira (7), antes de deixar a Argentina, que é favorável a estudos para a eventual implementação de uma moeda única entre Brasil e Argentina —a possibilidade foi aventada na quinta-feira (6) em reunião com empresários. A moeda teria o nome de "peso real".

"Houve um primeiro passo para o sonho de uma moeda única. Como aconteceu com o euro lá atrás, pode acontecer o peso real aqui."

Bolsonaro acrescentou que "já falei para vocês que a economia não é meu forte, mas nós acreditamos no feeling, na bagagem, no conhecimento e no patriotismo do Paulo Guedes".

Questionado se, com a moeda única, a Argentina ganharia e o Brasil teria de pagar um preço, o presidente disse: "Não há dúvida de que em todo casamento alguém perde alguma coisa e ganha outras. Eu sou pelo casamento. Eu sou pela família tradicional".

Bolsonaro e o presidente argentino, Mauricio Macri - Agustin Marcarian / Reuters

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticou a proposta em uma rede social. "Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6? Inflação voltando? Espero que não."  

Bolsonaro voltou a dizer que não foi a Buenos Aires para falar de política local, mas voltou a fazê-lo, expressando seu desejo de que Macri vença as eleições de outubro. "O que nós queremos é que na América do Sul ninguém mais flerte com o socialismo, com o comunismo, como infelizmente aconteceu com a nossa querida Venezuela. Eu quero dizer ao povo argentino que Deus os ilumine para decidir nas eleições de outubro."

Indagado sobre sua fala no dia anterior, propondo um encontro dos países da América do Sul com o presidente norte-americano, Donald Trump, Bolsonaro disse que era "uma proposta embrionária".

"Nós vamos agora, via Itamaraty no Brasil, costurar isso aí. Essa possibilidade dos países aqui da América do Sul, alinhados com a centro-direita, conversarem com o Trump. Quem sabe a mesma agenda tratada comigo e ele nos EUA seja estendida agora para toda a América do Sul."

O presidente também foi questionado sobre a decisão do Supremo que liberou a venda de estatais sem a necessidade de aprovação do Congresso Nacional —com exceção de empresas como Petrobras e Banco do Brasil. 

"As empresas mães, segundo o Supremo, passam pelo Parlamento. Não deixou de ser um avanço e digo parabéns para o Supremo Tribunal Federal, que agiu com patriotismo, contrário à política anterior que havia no Brasil, nessas questões econômicas", afirmou. "O viés ideológico para se fazer negócios vai deixando de existir no Brasil."

O presidente contou que foi assistir a um show de tango na noite de quinta (6) e que a primeira-dama adorou. Ele deixou o hotel Alvear, no bairro da Recoleta, por volta das 6h, rumo ao Rio de Janeiro.

O longo caminho até uma moeda única

União Europeia levou décadas para implementar o euro

1958 - Comunidade Econômica Europeia
A Comunidade Econômica Europeia é fundada treze anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial e foi o embrião da União Europeia (UE). Começou com seis países e tinha como objetivo reduzir as chances de conflitos criando dependência econômica entre os Estados-membro.

1979 - Lançamento do Sistema Monetário Europeu
Crises que atravessaram a década de 1970, como a do petróleo, em 1973, desafiaram as tentativas de estabilização econômica no pós-guerra. A resposta da União Europeia foi o Sistema Monetário Europeu (SME), que limitava as taxas de câmbio das moedas dos países de modo a evitar grandes flutuações entre elas.

1988 - Conselho Europeu confirma união monetária
Após quase uma década do SME, a UE decide pela União Econômica e Monetária (UEM). Um comitê ficou responsável por estudar e propor um plano para a unificação da moeda, o que foi feito em três etapas ao longo da década de 1990.

1991 - Tratado de Maastrich
O Tratado da União Europeia, aprovado em 1991 na cidade de Maastrich, determinou o que seria necessário para instituir a moeda única e estabeleceu a cidadania europeia, que permite a livre circulação e residência entre os cidadãos europeus de países da UE.

2002 - Euro entra em circulação
A circulação das moedas e notas de euro começou em 1º de janeiro de 2002, três anos depois de seu lançamento. Entre 1999 e 2002, a moeda era usada para pagamentos eletrônicos. Doze países da UE aderiram ao euro na época. Hoje o euro é a moeda oficial de 19 dos 28 Estados-membro.

Fontes: Banco Central Europeu e União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.