Descrição de chapéu Coreia do Norte

Coreia do Norte faz múltiplos disparos de projéteis, diz Seul

Projéteis, cujos tipos não foram identificados, foram lançados da península de Hogo

Reuters

 A Coreia do Norte disparou vários projéteis não identificados na manhã desta quarta-feira (noite de terça, 30, em Brasília), afirmou a agência de notícias Yonhap citando a comando militar da Coreia do Sul. 

Os projéteis foram lançados da península de Hogo, na costa leste da Coreia do Norte, ainda de acordo com a Yonhap. 

Míssil de curto alcance disparado pela Coreia do Norte em 26 de julho - 26.jl.19 - CNA/KNS /KCNA/AFP

O Exército sul-coreano afirmou monitorar a situação em caso de lançamentos adicionais. A Casa Branca, o Pentágono e o Departamento de Estado dos EUA não se pronunciaram. 

O Ministério da Defesa do Japão afirmou que nenhum míssil balístico atingiu o território japonês ou sua zona econômica exclusiva.

Na semana passada, a Coreia do Norte testou dois mísseis balísticos de curto alcance, o primeiro teste desde o encontro entre o ditador Kim Jong-un e o presidente Donald Trump, em junho.

Na ocasião, Kim afirmou que os testes foram um alerta para que a Coreia do Sul deixasse de importar armas de alta tecnologia e conduzir exercícios militares conjuntos.

O ditador norte-coreano acusou os sul-coreanos de manifestar apoio à paz mas ao mesmo tempo importar novas armas e conduzir exercícios militares. 

Para Kim, o líder sul-coreano deve parar com tais "atos suicidas" e "não cometer o erro de ignorar os alertas". 

No entanto, Trump depois minimizou a linguagem belicosa de Kim, dizendo que o líder norte-coreano estava advertindo a Coreia do Sul, não os Estados Unidos. 

"Ele não enviou uma advertência aos Estados Unidos", disse o presidente, que repetidamente divulgou seu relacionamento com Kim, considerado um dos ditadores mais repressivos do mundo. "Eles têm suas disputas, os dois têm suas disputas"

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.