Descrição de chapéu Coreia do Norte

Kim Jong-un diz que teste de nova arma tática é alerta para a Coreia do Sul

Regime norte-coreano disparou dois mísseis balísticos de curto alcance, segundo Seul

Seul | Reuters

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspecionou um teste de uma nova arma tática guiada nesta quinta-feira (25), informou a agência estatal KNCA, como um alerta para que a Coreia do Sul deixe de importar armas de alta tecnologia e conduzir exercícios militares conjuntos.

Segundo o governo sul-coreano, Pyongyang disparou dois mísseis balísticos de curto alcance na quinta —o primeiro disparo desde o encontro entre Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, na zona desmilitarizada entre as Coreias, no fim de junho.

Os EUA não se pronunciaram sobre o tipo de arma testado.

TV sul-coreana exibe imagens de arquivo de lançamento de míssil pela Coreia do Norte, em Seul - Jung Yeon-je/AFP

"Não podemos deixar de desenvolver sistemas de armas superpoderosos para remover as ameaças potenciais e diretas à segurança de nosso país que existem no Sul", afirmou Kim, segundo a KCNA, sem citar os EUA. 

O ditador norte-coreano acusou os sul-coreanos de manifestar apoio à paz mas ao mesmo tempo importar novas armas e conduzir exercícios militares. 

Para Kim, o líder sul-coreano deve parar com tais "atos suicidas" e "não cometer o erro de ignorar os alertas". 

Kim afirmou ainda ter ficado "satisfeito" com a resposta rápida e a trajetória de baixa altitude da arma, o que, segundo ele, dificultaria sua interceptação. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.