Para libertar 13 reféns, presidente da Ucrânia recomenda documentário com Joaquin Phoenix

Sequestrador exigiu que líder do país defendesse publicamente filme sobre abusos contra animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Kiev | AFP e Reuters

A história de um sequestrador que domina um ônibus e exige falar com o presidente parece enredo de filme. Uma situação assim aconteceu nesta terça (21), na Ucrânia, e envolveu um pedido relacionado ao mundo do cinema.

O caso se deu em Lutsk, cidade de 200 mil habitantes no oeste do país, onde um homem armado dominou um ônibus com 13 pessoas dentro. A polícia cercou o veículo e começou a negociar.

Três reféns são liberados de ônibus sequestrado em Lutsk, na Ucrânia - Pavlo Palamarchuk - 21.jul.2020/Reuters

O sequestrador ameaçava explodir o ônibus. Chegou a lançar uma granada e atirar contra um drone da polícia. Os disparos ocorreram perto de onde estavam agentes e jornalistas, mas não houve feridos.

Após horas de impasse, o sequestrador conseguiu falar com o presidente do país, Volodimir Zelenski, por cerca de dez minutos, e deu seu preço: libertaria os reféns caso o líder ucraniano fizesse um post em suas redes sociais recomendando o filme "Terráqueos".

A produção é um documentário de 2005 que aborda os abusos contra os animais e é narrado por Joaquin Phoenix, ator que venceu o Oscar em 2020 por "Coringa".

Zelenski fez um acordo: o sequestrador liberaria três reféns, o presidente faria a postagem e, em seguida, os outros dez seriam soltos.

Os dois lados cumpriram o combinado. Após a saída dos primeiros reféns, o presidente divulgou um vídeo curto. "Todo mundo deveria assistir ao filme 'Terráqueos', de 2005", disse Zelenski.

Em seguida, houve a liberação de todas as vítimas. O presidente apagou o post pouco depois.

Zelenski contou que a polícia deu a opção de invadir o ônibus, mas que ele preferiu não arriscar as vidas dos reféns. "Temos o resultado. Todos estão vivos", disse, após a operação.

O sequestrador, identificado como Maxime Kryvosh, 44, foi preso.

Segundo a polícia, ele é um ativista pelos direitos dos animais que cumpriu pena por quase dez anos por crimes relacionados a fraudes e posse de armas. No sequestro, ele levava um rifle automático e um manifesto de mais de 500 páginas.

"O filme... É um filme bom. E você não tem que estragá-lo ao causar esse tipo de horror para o país todo. Você pode assisti-lo sem isso", disse o ministro do Interior, Arsen Avakov, no fim do dia.

A história do próprio Zelenski parece de cinema: ele era um ator que interpretava um presidente em uma série de comédia e acabou sendo eleito presidente do país, no ano passado.

Com poucas semanas no cargo, ele foi envolvido no processo de impeachment de Donald Trump, que acabou rejeitado pelo senado dos EUA.

O presidente americano foi acusado de tentar pressioná-lo a investigar os negócios do filho do rival democrata Joe Biden na Ucrânia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.