Descrição de chapéu África

Argélia acusa Marrocos de espionagem e apoio ao terrorismo e corta relações diplomáticas

Apoio à independência do Saara Ocidental e da Cabília aumentou tensão entre países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP e Reuters

Em mais um capítulo da tensão que envolve duas das maiores potências do norte da África, o governo da Argélia anunciou o corte de relações diplomáticas com o Marrocos, argumentando que o país age de forma hostil e acusando o vizinho de patrocinar terrorismo e praticar espionagem.

O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores argelino, Ramtane Lamamra, na terça-feira (24), e tem como pano de fundo dois movimentos separatistas, um em cada país.

Manifestações marcam 45º aniversário da proclamação da independência do Saara Ocidental, apoiada pela Argélia e reprimida pelo Marrocos - Ryad Kramdi/AFP

Quase metade do território marroquino é formada pelo Saara Ocidental, antiga colônia espanhola que foi ocupada pelo Marrocos e busca independência. Foi justamente esse o motivo do rompimento das relações entre a Argélia e o Marrocos em 1976, quando os argelinos reconheceram a República Árabe Sarauí Democrática (RASD), proclamada pelo movimento independentista Frente Polisário.

A região, no entanto, nunca conseguiu a autonomia de fato e ainda luta pelo pleito —em novembro do ano passado, a Frente Polisário afirmou que estava retomando a luta armada.

Os Estados Unidos apoiam a soberania do governo em Rabat, capital marroquina, sobre todo o território, sobretudo desde dezembro, em troca da melhoria das relações entre Marrocos e Israel, o que a Argélia classificou como "interferência estrangeira".

Já o governo do Marrocos passou a apoiar a independência da Cabília, região berbere no nordeste da Argélia. Em julho deste ano, o embaixador marroquino na ONU (Organização das Nações Unidas) defendeu a independência da região. Foi a gota d'água para a decisão de romper relações, disse nesta terça o ministro Lamamra, que chamou a iniciativa de "perigosa e irresponsável".

A Argélia acusa o Marrocos de apoiar o movimento de independência MAK, que os argelinos acusam de serem terroristas e de provocarem incêndios florestais que deixaram 90 mortos na última semana.

O Marrocos também teria usado, de acordo com o governo em Argel, o programa Pegasus para espionar aparelhos de celular de autoridades argelinas —os marroquinos negam acesso ao software.

"O reino do Marrocos nunca deixou de ser hostil com a Argélia", disse Lamamra, que afirmou que os consulados nos dois países continuarão abertos. "Os serviços de segurança e propaganda marroquinos estão travando uma guerra vil contra a Argélia, seu povo e seus líderes, espalhando rumores e informações maliciosas e inflamatórias."

O ministro das Relações Exteriores do Marrocos respondeu em comunicado publicado em rede social lamentar o que chamou de decisão injustificável e rejeitou "os pretextos falaciosos e absurdos que a sustentam". A nota diz ainda que o país continuará a ser "um parceiro confiável e leal" para o povo argelino.

No final de julho, o rei Mohamed 6º de Marrocos criticou as tensões com a Argélia e convidou o presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, a "trabalhar em harmonia para o desenvolvimento das relações".

A fronteira entre os dois países do norte da África está fechada desde 1994, mas as relações diplomáticas haviam sido mantidas desde que foram restauradas, em 1988. Há anos o Marrocos diz querer reabrir a fronteira, mas a Argélia defende mantê-la fechada por razões de segurança.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado, o nome do atual rei marroquino é Mohamed​ 6º, não Mohamed 4º. O texto foi corrigido.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.