Neozelandês é investigado por se vacinar dez vezes contra Covid num mesmo dia

A suspeita é que ele tenha sido pago para se imunizar no lugar de outras pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um homem que teria tomado até dez doses de vacina contra a Covid no mesmo dia está sendo investigado pelas autoridades da Nova Zelândia. A suspeita é que ele tenha sido pago para se imunizar no lugar de outras pessoas, segundo o jornal The New Zealand Herald.

Astrid Koornneef, responsável pelo programa de vacinação do país, disse que o Ministério da Saúde está ciente do problema e leva o assunto muito a sério. "Estamos muito preocupados com esta situação e estamos trabalhando com as agências apropriadas", afirmou.

Para tomar as doses, o homem visitou diferentes postos de vacinação. O ministério, porém, não informou onde o episódio ocorreu.

Profissional de saúde aplica vacina em centro de imunização em Auckland, na Nova Zelândia
Profissional de saúde aplica vacina em centro de imunização em Auckland, na Nova Zelândia - Zhao Gang/Xinhua

"Assumir a identidade de outra pessoa e receber tratamento médico é perigoso", disse Koornneef. "Isso coloca em risco a pessoa que recebeu a vacina com outra identidade e a pessoa cujo registro de saúde mostra que foi vacinada, mas não foi."

Na Nova Zelândia, não é necessário apresentar um documento com foto no momento da vacinação. O motivo para isso é evitar a criação de barreiras à imunização de pessoas em situação de vulnerabilidade social, segundo um porta-voz do ministério afirmou ao site local Stuff.

Desde agosto, a Nova Zelândia enfrenta surtos constantes da variante Delta. No começo de outubro, o governo anunciou que iria abandonar a estratégia de eliminar por completo a Covid-19 do território e passaria a conviver com o vírus.

Considerado um caso de sucesso na contenção da pandemia, o país foi um dos poucos a zerar o número de infecções no ano passado.

Desde o início da pandemia, a Nova Zelândia teve mais de 12 mil casos confirmados da doença e 46 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Mais de 76% da população está com o ciclo vacinal completo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.