Descrição de chapéu família real britânica

Rainha Elizabeth retoma agenda depois de se recuperar da Covid-19

Monarca ficou afastada de compromissos durante dez dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP e Reuters

Nesta terça-feira (1º), a rainha Elizabeth 2ª retomou seus compromissos ao participar de duas audiências virtuais com os embaixadores de Andorra e Chade. As atividades marcam o retorno da monarca, que estava com a agenda suspensa desde o dia 20 de fevereiro, quando foi diagnosticada com Covid-19.

Este foi o primeiro compromisso oficial da rainha após o período de isolamento. Antes, ela recebeu a visita do príncipe William, de Kate Middleton e de seus três filhos ao ar livre, no castelo de Windsor.

Elizabeth é uma mulher idosa, de 95 anos, pele e cabelos brancos; ela sorri e veste roupa e chapéu vermelhos
Em 2022, a rainha Elizabeth 2ª comemora seu Jubileu de Platina, com 70 anos no trono - Victoria Jones/POOL/AFP

Segundo o Palácio de Buckingham, Elizabeth, de 95 anos, apresentou apenas sintomas leves da doença. No anúncio do diagnóstico, a previsão era de que a monarca mantivesse compromissos leves, mas foi preciso adiá-los conforme os sintomas persistiam.

Mesmo em isolamento, a rainha se manifestou sobre a tragédia em Petrópolis (RJ) com uma mensagem nas redes sociais, cujo texto também foi enviado ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Até esta segunda-feira (28), o número de mortos na cidade havia subido para 229, enquanto 20 pessoas ainda estão desaparecidas.

"Meus pensamentos e orações estão com todos aqueles que perderam suas vidas, entes queridos e lares, bem como os serviços de emergência e todos aqueles que trabalham para apoiar os esforços de recuperação", disse Elizabeth na mensagem.

Em fevereiro, dez dias antes do anúncio sobre a rainha, o príncipe Charles, 73, havia sido diagnosticado com Covid-19 pela segunda vez. Sua mulher, Camilla Parker-Bowles, 74, também contraiu o vírus, segundo anúncio feito pela Clarence House, residência oficial do príncipe, alguns dias depois. Charles esteve com a mãe dois dias antes de saber da reinfecção.

Após a divulgação do diagnóstico de Covid da monarca, líderes como Boris Johnson (primeiro-ministro britânico), Tedros Adhanom (diretor da Organização Mundial da Saúde) e Sadiq Khan (prefeito de Londres) enviaram mensagens desejando a recuperação da rainha.

A saúde de Elizabeth, que completa 70 anos de reinado em 2022, tem despertado mais preocupação desde outubro do ano passado, quando ela precisou passar uma noite no hospital para realizar exames. Foi a primeira internação da monarca desde 2013.

Na época, a rainha foi orientada pelos médicos a cancelar a participação em atos públicos para repousar. Mesmo assim, ela foi vista dirigindo sozinha em torno de sua propriedade, no Castelo de Windsor, contrariando a recomendação médica de repouso forçado durante duas semanas.

Elizabeth 2ª retomou a agenda de compromissos públicos mais de três meses depois, no dia 5 de fevereiro, véspera de seu Jubileu de Platina, quando conheceu trabalhadores de caridade na Sandringham House e cortou um bolo comemorativo.

Em junho, para celebrar os 70 anos de Elizabeth 2ª no trono, estão previstos quatro dias de comemorações nacionais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.