Descrição de chapéu China Coronavírus

China promete 'abordagem humana' da Covid e acelera relaxamento de restrições

Vice-primeira-ministra reforça conjunto de medidas mais flexíveis e diz que pandemia chega a nova fase no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma das principais autoridades da China responsáveis pelas diretrizes do combate à pandemia de coronavírus sinalizou nesta quinta-feira (1º) mudanças no enfrentamento à crise sanitária.

Ainda é cedo para falar no fim da Covid zero, política restritiva que está no cerne da maior onda de manifestações da história recente do país, mas a vice-primeira-ministra Sun Chunlan prometeu uma "abordagem mais humana" em discurso à Comissão Nacional de Saúde.

Moradores fazem fila para testes de Covid em Pequim, na China - Gilles Sabrié - 8.nov.22/The New York Times

Embora não tenham citado diretamente os protestos que se espalharam por grandes cidades chinesas, as falas foram vistas como uma resposta aos atos e o prenúncio de mais flexibilizações das regras de quarentena e isolamento que entidades como a OMS classificam de insustentáveis.

"O país está enfrentando uma nova situação e novas tarefas na prevenção e controle da epidemia. À medida que a patogenicidade do vírus ômicron enfraquece, mais pessoas são vacinadas e a experiência em conter o vírus é acumulada", disse a vice-primeira-ministra, de acordo com a agência estatal Xinhua.

A menção à diminuição da capacidade do vírus em provocar quadros graves da doença contrasta com as reiteradas ressalvas nos discursos de Sun acerca da letalidade da Covid-19. "Depois de quase três anos lutando contra a epidemia, o sistema médico e de saúde de nosso país resistiu ao teste", disse.

Ela também pediu mais esforços para otimizar as estratégias de combate à Covid, em especial os testes obrigatórios, os protocolos de isolamento em centros de quarentena e as campanhas de vacinação. Segundo ela, a China "sempre colocou a saúde e a segurança das pessoas em primeiro lugar e lidou efetivamente com as incertezas da Covid-19 com uma estratégia consistente e medidas flexíveis".

A imprensa estatal também parece ter iniciado um movimento no sentido de tranquilizar a população. O Global Times, por exemplo, destacou nesta quarta (30) "as medidas flexíveis implementadas em toda a China para garantir a subsistência das pessoas". Hu Xijin, ex-editor do jornal alinhado ao Partido Comunista Chinês, citou o alívio das restrições em partes do país e o discurso de Sun para afirmar que "a China está acelerando para deixar de lado os lockdowns em grande escala".

Em Pequim, idosos e pessoas que estudam ou trabalham remotamente serão dispensados da obrigação de fazer testes diários de detecção de Covid. Os moradores da capital, no entanto, precisarão apresentar um exame com resultado negativo de menos de 48 horas para ter acesso a locais públicos.

Guangzhou, capital da província de Guangdong, palco de alguns dos maiores protestos nos últimos dias, abriu caminho para as mudanças, diminuindo restrições e permitindo que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados fiquem em quarentena em casa, de acordo com o governo e a mídia local.

A mesma medida deve se aplicar às cidades de Chongqing e Dongguan, também em Guangdong. Um distrito na cidade de Ordos, na província da Mongólia Interior, interrompeu temporariamente todos os testes de Covid nesta quinta-feira devido ao clima frio, com a imprensa estatal dizendo que a mudança demonstra o lado humanitário do controle epidêmico.

Em Xangai, 24 distritos antes descritos como áreas de alto risco foram liberados de medidas de lockdown. O mesmo se deu em Gaungzhou, mas em 11 distritos. As duas megacidades, no entanto, vêm registrando aumento de casos de Covid.

Os protestos contra as restrições e, em particular, contra o líder do regime, Xi Jinping, continuam em menor escala —inclusive com formas criativas e inusuais para driblar a repressão e a censura da ditadura.

Nesta quinta, passageiros de trem de Xangai relataram ter recebido em seus celulares um documento dizendo que a China só melhoraria se houvesse uma suspensão total do lockdown e se Xi renunciasse –expectativa altamente improvável para o líder que recentemente conquistou um inédito terceiro mandato.

Na quarta (30), o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, afirmou que a repressão de Pequim aos protestos é um sinal de fraqueza. Nesta quinta, o porta-voz da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, retrucou: "Os EUA devem responder às necessidades da própria população e cuidar de seus próprios assuntos."

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.