Descrição de chapéu Pelé, o Edson América Latina

Peru tem 700 crianças registradas com o nome Pelé para lembrar rei do futebol

Em 2022, cidadãos do país da América Latina também homenagearam craques da Copa, a rainha e Tom Cruise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eric Samson
RFI

Todos os anos, no dia 1º de janeiro, o Registro Nacional de Identificação do Peru publica a lista dos nomes mais curiosos escolhidos para batizar recém-nascidos. Neste início de 2023, os craques do futebol estão no topo da lista. Poucos dias após sua morte, Pelé é o novo nome de centenas de crianças peruanas.

Muitos pais decidiram homenagear o rei do futebol após sua morte, que aconteceu no dia 29 de dezembro. Até o final do ano, é provável que o número de "bebês Pelés" cresça ainda mais no país.

Religiosos peruanos fazem ritual tradicional com foto de Pelé em colina de Lima no final de 2022 - Cris Bouroncle - 28.dez.22/AFP

Por enquanto, os nomes Ronaldo e Cristiano Ronaldo ainda são os preferidos da lista divulgada pelo órgão peruano, que organiza os dados das certidões de nascimento emitidas no país. De acordo com o registro, 30 mil crianças nascidas em 2022 homenageiam o craque português, vencedor de cinco Bolas de Ouro.

A Copa do Mundo também influenciou muitas famílias. Messi, sobrenome do artilheiro argentino, foi escolhido por 27 pais peruanos. Além disso, 176 crianças agora se chamam Argentina. Dibu, apelido de Emiliano Martínez, goleiro da seleção campeã da Copa, foi outra fonte de inspiração.

Os peruanos também não escondem sua admiração pela seleção francesa: o artilheiro Mbappé agora tem 230 xarás no país, e o jogador Antoine Griezmann, 86.

Outros bebês podem ser considerados vítimas de sua época: três pequenos peruanos agora se chamam "Mundial" e um deles será provavelmente o único "Qatar" do Peru.

'Top Gun' é imbatível

A realeza britânica e o cinema também povoam o imaginário coletivo em terras andinas. O Registro Nacional de Identificação do Peru informa que 550 meninas agora se chamam Elizabeth, em homenagem à rainha morta no começo de setembro. Já o rei Charles inspirou apenas cinco famílias, o que mostra que o novo monarca não está entre as figuras mais populares da família real.

Merlina, nome em espanhol da série "Wandinha", de Tim Burton, que conta a história da filha da célebre "Família Addams", foi escolhido pelos pais de 250 meninas.

O campeão de popularidade, entretanto, continua sendo Maverick, o personagem de Tom Cruise no filme "Top Gun", nome de registro de 733 crianças peruanas no último ano. A título de curiosidade, apenas uma criança foi registrada com o nome do controverso empresário Elon Musk.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.