Descrição de chapéu BBC News Brasil

Coroação do rei Charles 3º: quem vai e quem não vai?

Rei será coroado no dia 6, junto com Camilla, rainha consorte, na Abadia de Westminster, em Londres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Charley Adams
BBC News Brasil

A poucos dias da coroação do rei Charles 3º, já é possível ter uma ideia mais clara de quem está na lista de convidados —e quem não está.

No próximo sábado (6), o rei será coroado, junto com Camilla, a rainha consorte, na Abadia de Westminster, em Londres. Charles optou por uma cerimônia menor, mais curta e mais diversificada do que a coroação anterior, realizada para sua mãe em 1953.

Rei Charles 3º e Camilla, a rainha consorte; coroação será no dia 6 de maio
Rei Charles 3º e Camilla, a rainha consorte; coroação será no dia 6 de maio - Getty Images via BBC News

Os convites foram enviados para cerca de 2.000 pessoas. A seguir, veja o que se sabe sobre a lista.

Membros da família real

Como em muitos eventos, a família geralmente vem em primeiro lugar, e muitos parentes do rei Charles e de Camilla devem comparecer.

William e Kate, príncipe e princesa de Gales, estarão presentes, assim como dois dos irmãos do rei, a princesa real Anne e o duque de Edimburgo Edward.

Depois de muita especulação, o príncipe Harry confirmou que comparecerá, mas sem a presença de sua esposa, Meghan. A coroação coincide com o quarto aniversário do filho do casal, o príncipe Archie.

Membros da família real a caminho de um evento de Páscoa no Castelo de Windsor
Membros da família real a caminho de um evento de Páscoa no Castelo de Windsor - PA Media via BBC News

Espera-se que o príncipe Andrew, o duque de York, compareça —mas sua ex-esposa, a duquesa de York, Sarah Ferguson, não irá ao evento.

É provável que suas filhas, a princesa Beatrice e a princesa Eugenie, compareçam como nona e 11ª na linha de sucessão ao trono —assim como a filha da princesa Anne, Zara Tindall, e seu marido, Mike Tindall.

Os netos do rei Charles e de Camilla estarão presentes, alguns dos quais participando da cerimônia.

O príncipe George, filho de William e Kate e segundo na linha de sucessão ao trono, será um dos vários "pajens de honra".

O príncipe George, filho do príncipe William e Kate, é o segundo na linha de sucessão ao trono
O príncipe George, filho do príncipe William e Kate, é o segundo na linha de sucessão ao trono - Getty Images via BBC News

Três dos netos da rainha consorte —Gus e Louis Lopes e Freddy Parker Bowles— e seu sobrinho-neto Arthur Elliot também assumirão esse papel e farão parte da procissão pela Abadia de Westminster.

A rainha Camilla será acompanhada por sua irmã Annabel Elliot e sua amiga Lady Lansdowne.

Líderes estrangeiros

Figuras políticas importantes e líderes mundiais estarão entre os 2.000 participantes —vale ressaltar que, por ser um evento de Estado, o governo controla a lista de convidados. O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, deve comparecer, ao lado de ministros e colegas da Câmara dos Lordes.

E, segundo informações disponíveis até o momento, ex-primeiros-ministros do Reino Unido, como Liz Truss e Tony Blair, estarão lá, assim como o novo premiê da Escócia, Humza Yousaf.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está com a viagem a Londres marcada.

Também estará presente o presidente da França, Emmanuel Macron. Em março, a visita de Estado do rei Charles ao país foi adiada devido a protestos na capital francesa, mas uma fonte disse ao jornal britânico Times que Macron compareceria para mostrar sua "amizade, respeito e estima" pelo Reino Unido.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao rei Charles que não compareceria à coroação, durante um telefonema em abril, mas confirmou que a primeira-dama, Jill Biden, participaria.

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, e o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disseram que planejam comparecer. O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, e o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., também devem ir.

É esperado que estejam presentes os líderes religiosos e os representantes de toda a Commonwealth, o conjunto de mais de 50 países —cerca de um terço da população mundial—, que foram, em sua maioria, governados no passado por Londres, como parte do Império Britânico.

Rompendo com a tradição, membros de famílias reais estrangeiras devem viajar a Londres para a cerimônia. Isso inclui o príncipe Albert e a princesa Charlene, de Mônaco, o rei Felipe e a rainha Letizia, da Espanha, o príncipe herdeiro Akishino e a princesa Kiko, do Japão, e o rei Carl 16 Gustaf, da Suécia, que será acompanhado por sua filha, a princesa Victoria.

Também já foi reportado que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que se encontrou com o rei para um chá no Castelo de Windsor em fevereiro, estará lá.

Voluntários e forças armadas

O rei Charles e Camilla também convidaram 850 representantes da comunidade para a cerimônia. Isso inclui 450 ganhadores da Medalha do Império Britânico (BEM, na sigla em inglês) e 400 jovens de grupos selecionados pela família real.

O bombeiro aposentado John Anderson, que foi premiado com a medalha, disse que se sentiu "privilegiado" por ser convidado. Outro convidado será o adolescente Max Woosey, que arrecadou dinheiro para a casa de repouso de sua região dormindo em uma barraca por três anos. Milhares de veteranos e funcionários do NHS, serviço de saúde britânico, foram convidados.

Mais de 6.000 membros das Forças Armadas participarão da coroação, tornando-a a maior operação cerimonial militar em 70 anos.

Presença de celebridades?

No Reino Unido, há especulação sobre a presença de famosos.

Pelo menos alguns foram confirmados devido a conexões com o Prince's Trust, instituição de caridade para jovens fundada pelo rei décadas atrás. A dupla da televisão Ant e Dec, embaixadores e apoiadores de longa data da organização, estará na Abadia de Westminster. Eles serão acompanhados pelo editor da Vogue britânica Edward Enninful e pelo cantor Lionel Richie, ambos também embaixadores.

Várias pessoas que foram apoiadas pela instituição em sua juventude foram convidadas, incluindo Kelly Jones, vocalista do Stereophonics, e o mágico da TV Dynamo (cujo nome verdadeiro é Steven Frayne).

A Sky News informou que a apresentadora e atriz Joanna Lumley participará da cerimônia antes de se juntar à cobertura da emissora do dia.

Embora até o início desta semana nenhuma outra figura de destaque tenha anunciado que irá, celebridades com conexões próximas à família real podem estar entre os participantes.

A bênção de casamento do então príncipe Charles e Camilla na Capela de São Jorge em 2005 teve muitos rostos famosos na congregação, incluindo os comediantes Stephen Fry e Rowan Atkinson e os atores Richard E. Grant e Prunella Scales.

Também circulam rumores de que David e Victoria Beckham poderiam estar na lista de convidados. Ambos compareceram ao casamento de William e Kate, assim como ao de Harry e Meghan —o ex-jogador de futebol da Inglaterra ficou na fila do funeral da rainha Elizabeth 2ª por 12 horas.

Esta reportagem foi publicada originalmente aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.