Papa Francisco cancela audiências após apresentar febre

Líder da Igreja Católica foi internado no final de março para tratar bronquite infecciosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O papa Francisco cancelou as audiências que faria nesta sexta (26) após apresentar febre, informou o Vaticano, na segunda vez em três meses que ele teve de interromper sua agenda por questões de saúde.

Em março, o pontífice foi internado para tratar uma bronquite infecciosa e teve alta três dias depois. O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, não deu mais detalhes sobre a saúde do líder católico de 86 anos. O papa aparentava estar cansado durante uma reunião com estudantes na tarde de quinta-feira (25).

O papa Francisco participa de congresso no Vaticano
O papa Francisco participa de congresso no Vaticano - Remo Casilli - 25.mai.23/Reuters

Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, há dez anos, Francisco já precisou cancelar eventos, às vezes de última hora, por estar com febre. O pontífice teve o lobo superior do pulmão direito removido aos 21 anos, devido a uma pleurisia, e sofre de diverticulite, doença que pode infectar ou inflamar o cólon —em 2021, ele foi operado para remover parte do intestino. No início deste ano, Francisco disse que a condição havia retornado e que estava gerando ganho de peso, mas que isso não era fonte de grande preocupação.

O papa também tem uma osteoartrite que afeta um ligamento do joelho direito, algo que o obriga a alternar o uso de bengala e de cadeira de rodas em suas aparições públicas. Em entrevista à agência de notícias Reuters no ano passado, o argentino afirmou que preferia não fazer uma cirurgia na articulação para não repetir os efeitos colaterais de longo prazo da anestesia após a operação de 2021.

Em julho passado, na volta de uma viagem ao Canadá, o papa reconheceu que sua idade avançada e sua dificuldade para caminhar podem ter inaugurado uma fase mais lenta de seu papado. Em dez anos de pontificado, completados em março, 60 países já receberam a visita de Francisco.

Nenhum dos futuros eventos agendados pelo papa foi cancelado nesta sexta. Ele deve presidir uma missa no domingo (28) na Praça de São Pedro e receber o presidente italiano, Sergio Mattarella, na segunda-feira (29). Não ficou claro se ele realizará audiências privadas no sábado (27). Já no início de agosto, ele deve viajar a Portugal para participar da Jornada Mundial da Juventude e visitar o Santuário de Fátima.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.