Descrição de chapéu América Latina

Veja quem são os candidatos a presidente na Argentina

Eleições no país estão divididas entre peronismo, oposição macrista e o ultraliberal Javier Milei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Depois de um longo período de incertezas, as forças políticas da Argentina definiram no último sábado (25) quem concorrerá nas eleições primárias, em 13 de agosto. A coalizão peronista União pela Pátria surpreendeu ao anunciar o ministro da Economia, Sergio Massa, como candidato principal.

Ele disputará com Horacio Larreta, chefe da capital federal Buenos Aires, ou Patricia Bullrich, ex-presidente do partido de Mauricio Macri (PRO), ambos da oposição republicana Juntos por el Cambio. O deputado ultraliberal Javier Milei, líder do A Liberdade Avança, também se apresenta como uma rara terceira via.

Os principais candidatos a presidente na Argentina, da esquerda para a direita: Sergio Massa, Horacio Larreta, Patricia Bullrich e Javier Milei - Ministério da Economia da Argentina e Luis Robayo/AFP

Todo esse cenário se desenhou depois que o presidente, Alberto Fernández, sua vice, Cristina Kirchner, e Macri desistiram da corrida. Abaixo, veja quem é cada um dos principais postulantes ao primeiro turno, marcado para 22 de outubro. O segundo turno, se necessário, acontece em 19 de novembro.

GOVERNISTA PERONISTA

Sergio Massa, 51

Foi o terceiro ministro da Economia nomeado por Alberto Fernández, em julho de 2022. Antes disso, foi presidente da Câmara dos Deputados por três anos e prefeito da cidade de Tigre, vizinha a Buenos Aires, por outros seis. Também foi chefe de gabinete de Cristina entre 2008 e 2009.

Formado em direito e de perfil conciliador, ele assumiu quando o presidente decidiu unificar três pastas para centralizar as ações diante da piora da crise econômica do país. Tem sido o responsável por "segurar as pontas" do governo até as eleições e lidera a renegociação da dívida bilionária que o país tem com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, fala durante encontro com autoridades brasileiras na Casa Rosada, em Buenos Aires
O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, fala durante encontro com autoridades brasileiras na Casa Rosada, em Buenos Aires - Luis Robayo - 23.jan.23/AFP

OPOSIÇÃO MACRISTA

Horacio Larreta, 57

Está terminando seu segundo mandato como chefe de governo da cidade de Buenos Aires. Formado em economia, foi chefe de gabinete de Maurício Macri quando ele ocupou o mesmo cargo no passado, de 2008 a 2015.

Os dois fundaram juntos o partido Proposta Republicana (PRO), do qual fazem parte hoje. Gerou uma crise interna recentemente com o colega e seus concorrentes à Presidência por agendar as eleições locais de Buenos Aires junto com as nacionais sem consultar o partido.

O governador de Buenos Aires, Horacio Larreta, durante gravação de vídeo sobre sua candidatura à Casa Rosada
O governador de Buenos Aires, Horacio Larreta, durante gravação de vídeo sobre sua candidatura à Casa Rosada - Walter Carrera - 9.fev.23/Governo de Buenos Aires via AFP

Patricia Bullrich, 67

É uma das lideranças da coalizão Juntos por el Cambio e, até abril, era presidente do Proposta Republicana, do qual pediu uma licença para participar da campanha. Considerada mais "linha dura", foi ministra da Segurança de Macri (2015-2019) e deputada federal por Buenos Aires (2007-2015).

Antes, atuou como ministra do Trabalho e Segurança Social na gestão de Fernando de la Rúa (1999-2001). Tem se movimentado para se aproximar do concorrente Javier Milei, dizendo que atuará junto com ele em propostas se ganhar, de olho nos eleitores de direita do rival.

A ex-ministra Patricia Bullrich em Brasília, durante entrevista
A ex-ministra Patricia Bullrich em Brasília, durante entrevista - Pedro Ladeira - 16.jan.19/Folhapress

ULTRALIBERAL

Javier Milei, 52

Economista e professor, o ultraliberal foi eleito deputado federal em 2021. É líder do Partido Libertário e da sua coalizão, A Liberdade Avança. Ficou conhecido a partir de 2018 por críticas contundentes às gestões de Cristina, Macri e Fernández e por seu modo agressivo de falar.

Naquele ano, chamou uma jornalista de "burra" e teve que pedir desculpas na Justiça. Define-se como anarcocapitalista e tem como principal proposta a dolarização da economia argentina. Costuma atrair principalmente o eleitorado jovem, e sua vice é a também deputada Victoria Villarruel.

O direitista Javier Milei durante evento conservador na Cidade do México
O direitista Javier Milei durante evento conservador na Cidade do México - Luis Cortes - 19.nov.22/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.