Descrição de chapéu Folha Informações

É falso que Lula não tenha sido convidado para evento de líderes promovido por Joe Biden

Presidente brasileiro se reuniu com norte-americano um dia depois

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

São falsas as alegações de que o presidente Lula (PT) não teria sido convidado para recepção oferecida pelo presidente norte-americano, Joe Biden, no dia 19 de setembro, no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Em nota enviada à reportagem, a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República informou que Lula foi chamado e compartilhou o telegrama oficial do convite enviado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em 29 de agosto.

A Secom informou que Lula resolveu não comparecer para priorizar em sua agenda em Nova York os encontros bilaterais. Uma hora antes do evento no Met, como verificado pelo Comprova, Lula se reuniu com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. Já no dia seguinte, o encontro foi com o próprio presidente Joe Biden.

Lula e Biden, homens brancos e de cabelo branco, estão em um ângulo 45 graus olhando para a foto. Um do lado do outro, Lula à direita da imagem, em primeiro plano.
Lula e Biden em encontro em Nova York - Kevin Lamarque - 20.set.2023/Reuters

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Estadão e O Povo e publicada em 28 de setembro pelo Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, UOL, A Gazeta, O Povo, Plural e Nexo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.