Descrição de chapéu
Greg Smith

Uma parceria estratégica para o futuro

Juntas, Boeing e Embraer se tornarão ainda melhores

Fotomontagem com os logos da Boeing e da Embraer, que fizeram um acordo de parceria
Fotomontagem com os logos da Boeing e da Embraer, que fizeram um acordo de parceria - Eric Piermont - 23.jun.18/AFP

Tive a honra de estar ao lado de Paulo Cesar de Souza e Silva, CEO e presidente da Embraer, e Dennis Muilenburg, CEO e presidente da Boeing, na Feira de Aviação Internacional de Farnborough, no Reino Unido, onde compartilhamos nossa visão de como planejamos construir uma parceria profunda entre nossas duas empresas beneficiando nossos funcionários, clientes e nossos países.

A Boeing teve momentos decisivos ao longo do século passado —decisões que definiram quem somos como empresa e nossa visão de líderes globais do setor que buscamos ser. Considero este mais um desses momentos: uma oportunidade histórica para a Boeing e a Embraer, para nossos talentosos companheiros de equipe e para nossos países, na medida em que buscamos uma parceria que irá criar a mais importante empresa aeroespacial do mundo.

Essa parceria potencializará nossas carteiras de produtos e serviços complementares, criará oportunidades de negócios nos mercados comercial, de defesa e de serviços, fortalecerá nossas equipes no mundo todo e atenderá melhor a nossos clientes.

Estive no Brasil diversas vezes ao lado de Paulo Cesar e de muitos líderes da Embraer: desenvolvemos laços comuns e tenho profunda admiração pela importância histórica da Embraer para o Brasil. Nossas empresas não são estranhas; pelo contrário, nós nos conhecemos muito bem.

Uma das razões pelas quais estamos convictos de que esta parceria faz sentido são os valores que compartilhamos. Nosso respeito mútuo e certeza de termos um futuro juntos só vêm crescendo ao longo de décadas de trabalho conjunto. Os produtos de aviação de alto nível, talento na área de engenharia e design, capacidades de manufatura e gestão da Embraer, associados à nossa capacidade, tornarão nossas excelentes empresas ainda melhores.

Também estou otimista com o significado que essa parceria tem para nossos funcionários. A Boeing tem clientes comerciais e governamentais em mais de 150 países e funcionários em 66 países.

Os colaboradores da Embraer se beneficiarão de mais oportunidades como parte de uma empresa dinâmica com escala global e recursos extraordinários para investir em crescimento. Com culturas de inovação e excelência semelhantes, focadas nas pessoas, nossas equipes trabalharão juntas com naturalidade, trocarão ideias e inovações livremente e oferecerão desempenho e valor superiores aos nossos clientes.

Por meio desta parceria estratégica, o negócio de aviação comercial da Embraer será o centro de excelência da Boeing para desenvolvimento de projetos e fabricação de aeronaves comerciais de passageiros com menos de 150 assentos. Juntos, vamos buscar novos mercados para produtos e serviços de defesa, especialmente a aeronave multimissão KC-390.

O investimento significativo que a Boeing está fazendo nessa parceria também ressalta nosso forte compromisso com o Brasil. Temos um relacionamento forte e duradouro com clientes brasileiros, tanto governo quanto companhias aéreas.

A parceria ampliará este relacionamento, criando mais empregos e oportunidades. Historicamente, nunca se viu uma indústria mais forte e resiliente do que a aeroespacial, e a joint venture entre nossas duas empresas manterá e aumentará as capacidades de pesquisa e desenvolvimento da Embraer e ampliará as atuais colaborações com institutos de pesquisa e universidades. O futuro da aviação continuará sendo construído no Brasil.

A Boeing está investindo no Brasil a longo prazo, e a parceria com a Embraer é um reflexo desse nosso compromisso com o país. Estou certo de que essa parceria nos aproximará ainda mais, pois permitirá que Boeing e Embraer enfrentem melhor o atual ambiente competitivo, além de trazer sucesso a longo prazo para ambas as empresas.

Nos próximos meses, ao lerem e ouvirem mais sobre este importante negócio, tenham certeza de que a Boeing está empenhada e entusiasmada para estabelecer uma empresa aeroespacial genuinamente global que torne nossas companhias mais competitivas e inovadoras, criando mais oportunidades para todos.

Greg Smith

Vice-presidente executivo financeiro e vice-presidente de estratégia e desempenho da Boeing

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.