Descrição de chapéu
Elisabeth Grimberg e Marcelo Montenegro

Um tsunami de plásticos e a luz no fim do túnel

Novos mandatários têm o compromisso de incentivar redução e reciclagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Elisabeth Grimberg

Coordenadora de resíduos sólidos do Instituto Pólis

Marcelo Montenegro

Coordenador da área de justiça socioambiental da Fundação Heinrich Böll

O Brasil vive um tsunami de produtos plásticos. O país ostenta o nada orgulhoso título de quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo, com 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidas por ano.

E os números não melhoram quando olhamos para a reciclagem. Do total de resíduo plástico produzido, apenas 1,28%, ou 145 mil toneladas, é reciclado; 2,4 milhões de toneladas de plásticos estão sendo descartadas de forma irregular; e 7,7 milhões de toneladas acabam em aterros sanitários. A falta de soluções para o problema causa uma perda de R$ 5,7 bilhões por ano. Os dados estão no Atlas do Plástico, da Fundação Heinrich Böll, que apresenta um raio-X da cadeia.

Após as eleições municipais de 2020, acende-se uma luz no fim do túnel. Candidaturas mais preocupadas com o meio ambiente estarão nas Câmaras Municipais e nas prefeituras do país, trazendo de volta a esperança de uma regulação do Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que completou dez anos sem sair do papel.

Mas como os novos mandatos municipais para o Executivo e o Legislativo podem avançar no manejo correto dos resíduos recicláveis e reduzir o impacto no ambiente pelo seu descarte irregular e inadequado? Que ações estão ao alcance de prefeitos e prefeitas, vereadoras e vereadores dos 5.570 municípios para mudar esse cenário de contaminação das águas, assim como dos solos, especialmente pelos plásticos descartáveis?

A análise de programas de governo em algumas capitais do país aponta que os candidatos apresentaram propostas para a gestão dos resíduos na perspectiva do reaproveitamento, especialmente dos recicláveis, e com inclusão dos catadores. Mas ainda estão distantes de contemplar o que a PNRS estabelece como ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Os novos mandatários do Executivo precisam instituir definitivamente a coleta seletiva em três frações —recicláveis, compostáveis, rejeito. Isso não significa que as prefeituras devem operar os sistemas de fluxo reverso dos resíduos recicláveis, dado que essa atribuição de custear a coleta seletiva dos recicláveis e do rejeito é do setor privado, que o faz em países da Europa —mas resiste em fazer no Brasil.

Novos vereadores terão a possibilidade de criar leis para banir plásticos descartáveis, desnecessários para o bem viver nas cidades. E assim os legisladores assegurarão dois objetivos centrais da política: a não geração e a redução de resíduos.

Nos últimos dois anos, cerca de 40 municípios criaram leis para banir os canudos de plásticos —alguns indicaram a substituição por “biodegradáveis”, discussão que merece ser aprofundada, dados os questionamentos de sua viabilidade. Mas já é um começo.

O principal desafio é estancar a produção de plásticos descartáveis, ainda que recicláveis. A reciclagem envolve consumo de energia e de substâncias químicas, que gera resíduos em seu processo de transformação. Não é uma solução mágica.

Parte da sociedade, principalmente a nova geração engajada, está cada vez mais ativa na busca de soluções que alterem os padrões de produção e consumo. De que lado estarão os novos mandatários? E as empresas, estarão dispostas a acompanhar essa mudança de cultura?

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.