Descrição de chapéu
Nicolás José Isola

Perdão, irmãos brasileiros

Às vezes, presidentes não representam o que o povo pensa; sabem como é, né?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nicolás José Isola

Filósofo, é doutor em ciências sociais, coach executivo e consultor em storytelling

Este não é um artigo de jornal. É um sincero pedido de perdão.

Na manhã desta quarta-feira (9), ao lado do premiê da Espanha, em Buenos Aires, o presidente argentino, Alberto Fernández, apontando para Pedro Sánchez, disse que "os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros, da selva, e nós chegamos em barcos que vinham da Europa"​.

Nós, argentinos, estamos tendo muitos problemas nos últimos meses. Muitos. Temos poucas vacinas e muitos mortos. Temos uma crise econômica nunca vista, com os índices de pobreza mais altos de nossa história. A pobreza infantil está perto de 63%. Estamos no meio da renegociação de uma dívida externa impagável, e as crianças perderam aulas durante quase todo o ano passado e quase todo este ano também.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, após entrevista coletiva ao lado do premiê da Espanha, Pedro Sánchez - Juan Mabromata/AFP

Ou seja, o nosso presidente Alberto Fernández tem mais problemas que o encanador do Titanic, mas, mesmo assim, separou tempo para gerar um novo problema com brasileiros e mexicanos. São dois povos irmãos e duas economias relevantes na região.

Parece que temos uma habilidade sobrenatural para aprofundar um pouco mais o poço no qual estamos. Nunca está fundo o suficiente.

Em verdade, os políticos argentinos geraram tanta crise ao longo dos últimos 40 anos que já virou a área de expertise deles. Acabaram se profissionalizando nesse assunto de estragar situações até o infinito.

Mas eu quero dar alguns esclarecimentos a vocês. Às vezes, os presidentes não representam o que o povo pensa. Vocês sabem do que eu falo, não é?

Pois é. Juro que nós, os argentinos, não acreditamos que vocês vieram da selva. E aqui temos vários comentários para aprofundar o assunto. Como seria mesmo alguém vir da selva? Humanos que nasceram diretamente das raízes de um pau-brasil? Esquisito, não acham?

Ou, talvez, estavam todos os brasileiros brincando de esconde-esconde até que um dia decidiram sair da selva e chegaram às cidades, como São Paulo ou Rio. No mínimo, é exótico pensar.

Nem vocês vieram da selva nem todos os argentinos vieram dos barcos. Essa aí também é uma generalização.

A maioria dos argentinos pensa que vocês, como nós, vieram de muitos lugares e são multiculturais. Não há tanta homogeneidade nem na migração de vocês nem na nossa.

O que Fernández tem é bastante burrice em ter dito o que disse. Alguns dos grandes problemas das lideranças do kirchnerismo sempre foram o bairrismo e a precária internacionalização. Viajar é importante justamente por isso: você conhece outras culturas e aprende sobre diversidade.

Nosso presidente sofre de incontinência verbal. Por isso, minutos depois, pediu desculpas "a quem se sentiu ofendido".

Infelizmente, nosso presidente faz declarações desse tipo a cada semana. Nos últimos tempos, nós, argentinos, sempre temos uma certeza: hoje estamos melhor do que estaremos amanhã. Parece engraçado, mas é bastante triste.

Em geral, os argentinos têm muita briga com os brasileiros por causa do pentacampeonato de futebol. Mas, deixando isso de lado, adoramos vocês, suas praias e o pão de queijo —dentre muitas outras coisas lindas que há no país.

Por isso, gostaríamos de pedir desculpas. Vocês são nossos sócios comerciais mais importantes e parceiros no Mercosul.

Perdão, irmãos. Não é verdade que vocês vieram da selva. Mas, quem sabe, talvez o presidente Fernández.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.