Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Questão de dignidade

Ação coordenada para oferecer absorventes nas escolas deveria ser prioridade do governo federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vista parcial do corpo de uma mulher de calcinha com folhas de papel de jornal usadas no lugar do absorvente.
No Brasil, 28% das mulheres já deixaram de ir à aula por não conseguirem comprar absorvente. - Maria Ribeiro - P&G

Foi mal recebida a decisão do presidente Jair Bolsonaro de vetar trechos de um projeto de lei que prevê distribuição gratuita de absorventes a mulheres de baixa renda, aprovado pelo Congresso neste mês. Os vetos ainda serão analisados pelo Legislativo, que pode derrubá-los.

Com a justificativa de que a medida não aponta receitas para financiar as despesas extras, a decisão do mandatário soou como descaso com uma questão que aflige muitas mulheres, a pobreza menstrual.

Infelizmente, a falta de ação contra o problema não é exclusividade do governo federal. Como este jornal mostrou, sete estados e o Distrito Federal aprovaram leis semelhantes recentemente, mas ainda não começaram a distribuição dos produtos higiênicos.

Em 2016, o petista Fernando Haddad, então prefeito de São Paulo, barrou a distribuição gratuita de absorventes na capital com justificativa semelhante à dada por Bolsonaro agora ao vetar a nova lei.

Faceta especialmente perversa da questão é o fato de meninas e jovens que frequentam a rede pública de ensino perderem dias de aula mensalmente por falta de dinheiro para comprar absorventes, tornando ainda mais vulnerável esse segmento da população.

No Rio de Janeiro, a Secretaria de Educação planeja repassar diretamente às escolas os recursos necessários para compra e distribuição dos produtos às alunas que deles precisarem.

É uma iniciativa acertada, que dispensa a criação de cadastros e exigências burocráticas e poderia ser imitada por outros estados.

No caso das mulheres sob tutela do Estado, como as presas e as jovens internadas em unidades para cumprimento de medidas socioeducativas, outras leis já mandam que sejam acolhidas com dignidade e higiene, o que significa que o acesso a absorventes deveria ser providenciado sem necessidade de legislação específica.

Em vez da multiplicidade de leis sobre o tema nas várias esferas administrativas, que podem levar a esforços redundantes e desperdício de recursos, melhor seria se o governo federal coordenasse investimentos com foco nas escolas públicas.

A experiência do Bolsa Família ensina que transferências diretas são mais eficazes para melhorar a qualidade de vida dos mais pobres, e a lição também poderia ser aplicada à pobreza menstrual. Um bônus para mulheres em idade fértil que sejam beneficiárias do programa poderia ser considerado.

editoriais@grupolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.