Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

A pândega do premiê

Descoberta de festas na pandemia alonga crise de governabilidade do Reino Unido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson - Toby Melville/Reuters

As últimas semanas têm sido atribuladas no Reino Unido. Enquanto enfrenta uma nova e avassaladora onda de Covid-19, o país acompanha, em suspense, o desenrolar de outra crise —intimamente ligada à pandemia, mas de repercussão política— que sacode o governo e ameaça o cargo do primeiro-ministro, Boris Johnson.

O motivo é a revelação de uma série de festas realizadas no interior da residência oficial do premiê durante as restrições provocadas pela emergência sanitária. A mais rumorosa delas ocorreu em maio de 2020 e contou com a presença do próprio Johnson.

Estima-se que o número 10 da Downing Street tenha abrigado algo como uma dezena de encontros durante a pandemia —um deles na véspera do funeral do príncipe Philip, ex-marido da rainha Elizabeth 2º, que permaneceu solitária durante as exéquias devido às regras de distanciamento.

Embora a pândega tenha ocorrido em diferentes momentos, em maio de 2020 o país vivia, talvez, seu pior momento na crise sanitária, com centenas de mortos por dia e um severo lockdown. Quase todo o comércio estava fechado e os encontros eram limitados a duas pessoas, em locais abertos e a dois metros de distância.

Com o escândalo ganhando proporções cada vez maiores, o premiê viu-se obrigado a dar explicações ao Parlamento. Desculpou-se por ter participado da festa de maio, mas alegou que imaginava tratar-se de um encontro de trabalho.

Não bastasse a justificativa inverossímil, soube-se depois que um auxiliar de Johnson pedira aos convidados que levassem bebidas ao evento —fazendo com que o primeiro-ministro passasse também a ser acusado de mentir a seus pares.

A situação do premiê é sem dúvida periclitante. Membros do próprio Partido Conservador já defendem sua saída do cargo e uma investigação interna foi aberta.

Mas mesmo que o resultado lhe seja favorável, Johnson dificilmente se livrará do enorme peso simbólico de ter violado a quarentena num momento sombrio da pandemia, transmitindo ao público a sensação, terrível para a credibilidade de um líder, de que alguns estão imunes às regras que deveriam valer para todos.

Pode não ser o fim da linha para ele, mas as esperanças de que sua acachapante vitória eleitoral em 2019 representaria o fim da crise de governabilidade nascida no referendo do brexit caíram por terra.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.