Descrição de chapéu

Pedalar para não enlouquecer

Pedaladas contra o estresse, dinossauros movidos a gasolina e latifúndios de um motorista só

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovana Madalosso

Às vezes acho que já nasci pedalando. Não saí do útero montada numa magrela, mas devo ter feito aquele movimento circular com as pernas na sala de parto, porque meus pais logo me deram um triciclo. E assim que já tinha dentes para quebrar, uma bicicleta.

A escritora e ciclista Giovana Madalosso
A escritora e ciclista Giovana Madalosso - Arquivo pessoal

Foi montada em duas rodas que atravessei a infância e os parreirais da minha família, vislumbrando as fronteiras do fascinante Reino Longe da Vista dos Adultos. De bike, dei meu primeiro grito feminista —pelo direito das gurias à bicicross— e também meu primeiro beijo, roçando atrás de um muro línguas e joelhos ralados.

Com essa mesma bike, deixei a colônia conservadora em que vivia para entrar na faculdade e, pela primeira vez, prender meu cadeado a outros cadeados como eu.

Quando mudei para São Paulo, tudo o que tinha era ela, uma cama e uma geladeira velha. Nessa época, pedalava para fugir da saudade, do medo de não conseguir emprego e da tarifa do Metrô.

Mais tarde, com a felicidade de um bom salário e a tristeza do que se faz para conseguir um bom salário, pedalava para suar o meu chefe por todos os poros e conseguir pegar no sono.

Pedalando desviei de crises de ansiedade. Resolvi impasses narrativos dos meus romances. Passei longe de motociatas, de carreatas, dos homenzinhos a 150 km por hora, da ideia do carro como área VIP no show urbano da miséria.

Confesso que eu também curto um carro, porque tem coisas que só mesmo com quatro rodas, mas sigo apostando nas duas para ir em frente, na contramão da mudança climática, pelas ciclovias que os ineptos teimam em não desenhar, na companhia de mais e mais pessoas, dessa vez deixando para trás os dinossauros movidos a gasolina e a pequeneza dos latifúndios de um motorista só.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.