Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Biênio de retrocesso

Mundo e Brasil regridem no IDH; progresso nacional sofrível já vem de longe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moradores de rua em São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

A nova edição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que examina os anos de 2020 e 2021, reflete os efeitos drásticos das crises que assolaram o planeta nesse período, notadamente a pandemia e suas consequências econômicas.

Pela primeira vez desde que começou a ser calculado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), há três décadas, o IDH regrediu em âmbito global por dois anos consecutivos, levando os índices de bem-estar social de volta ao patamar de 2016.

Trata-se de um declínio quase generalizado. Mais de 90% dos países apresentaram piora na pontuação em 2020 ou 2021, e mais de 40% tiveram queda nos dois anos, num sinal eloquente de que a crise segue se aprofundando em boa parte do mundo, aponta a agência da ONU.

No último grupo figura o Brasil —que não apenas não escapou à regressão geral como ainda registrou um recuo maior do que a média global. A pontuação nacional caiu de 0,766 em 2019 para 0,758 em 2020 e 0,754 no ano passado, fazendo com que o país retornasse ao patamar de 2014.

Em âmbito regional, patinamos com um índice inferior aos de Chile, Argentina, Uruguai e Peru.

A lista de nações com IDH considerado muito elevado, acima de 0,8, é encabeçada por Suíça, Noruega, Islândia, Hong Kong e Austrália. No grupo de baixo desenvolvimento (abaixo de 0,55), há 32 nações, e as cinco piores são africanas —Burundi, República Centro-Africana, Níger, Chade e Sudão do Sul.

O desastroso desempenho do país na pandemia, que já resultou em quase 700 mil brasileiros mortos, foi o fator determinante para a queda do IDH nacional. Na comparação com os dados de 2019, o único indicador que apresentou piora foi a saúde. Na renda média, verificou-se algum avanço; na educação, seguimos estagnados.

Naquele ano, a expectativa de vida média ao nascer era de 75,3 anos, mas, em 2021, ela desabou para 72,8 anos —nada menos que um retorno ao nível de 2008.

O mau resultado no ranking fica mais evidente quando se considera a variante do IDH que leva em conta a desigualdade de renda, chaga secular do país. Nesse recorte, perderam-se 20 posições.

Em parte, o retrocesso brasileiro pode ser explicado por fatores globais. Entretanto vem de longe o progresso sofrível do país, numa combinação de crescimento econômico insuficiente e baixa eficiência dos gastos públicos.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.