Descrição de chapéu maternidade machismo

Liberdade sustentada

Convivi durante anos com o silicone até que meu corpo começou a estranhar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Queimei meu sutiã: me livrei do silicone. Não sei exatamente o que me moveu, há dez anos, a preencher com um gel o espaço flácido deixado pelo leite sugado dos meus seios. Algo —que tem muito pouco a ver com padrão de beleza, e mais com o meu apego à maternidade— me fez recorrer a esse artifício para reestabelecer a forma natural do meu corpo. Puro antagonismo, na miragem de um deserto seco.

Convivi pacificamente durante anos com a coisa embutida, lidando bem com esse pop-up frontal, até que meu corpo começou a estranhar o corpo estranho. Ele me deu sinais de que era hora de restituir o espaço vazio que eu tinha roubado de mim. Obedeci, pois ouvidos servem, mais do que tudo, para escutar o que diz o nosso corpo.

Ilustração em linhas pretas sobre fundo branco de uma mão segurando um sutiã com o polegar e o indicador.
Ilustração de Luiza Pannunzio - Luiza Pannunzio/Folhapress

Não faço aqui um protesto feminista, muito menos um manifesto contra o silicone. Falo sobre a nossa maior liberdade, que traz junto uma obrigação: o direito de mudar, se metamorfosear, se transformar, de sermos vários. A permissão para sermos contraditórios e ter o desprendimento para dizer "não mais" ao que achávamos que éramos, ou ao que de fato um dia fomos. O direito de nos definir, com convicção, hoje, sem medo de mudar de ideia amanhã. A tranquilidade para reconhecer os caminhos incertos que escolhemos ou fomos condicionados a escolher. A coragem para explantar pensamentos que não servem mais, se livrar dos espartilhos e silicones que nos asfixiam, e garantir um espaço no peito para que possam entrar novas versões de nós.

Exercitar a liberdade, entretanto, não significa fazer escolhas arbitrárias e desordenadas, mas sim encontrar uma causa que as sustentem —independentemente dos sutiãs. É a capacidade de não desejar mais do que o mundo nos oferece. Do contrário, seria se render ao preenchimento sintético, oco. A liberdade fundamental é, em última análise, nos deixar morrer um pouco, para que possamos nascer todos os dias.

Becky S. Korich

Advogada, escritora e dramaturga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.