Quilombo nos parlamentos

Movimento busca representatividade real da diversidade racial no sistema político nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Enquanto houver racismo, não haverá democracia."

Essa ideia-força, central já no manifesto vocalizado há dois anos pela Coalizão Negra por Direitos, guia também a iniciativa Quilombo nos Parlamentos, que agora busca representatividade real da diversidade racial brasileira no sistema político nacional.

Nessa construção coletiva, mais de 120 lideranças negras postulam neste ano cargos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas de todo o Brasil.

Esse projeto de um país menos desigual, e que se faz presente nas urnas neste domingo, tem por objetivo eleger legisladores que encarem as muitas mazelas que legam a 56% da população os piores indicadores sociais.

"Mas esse é um projeto do movimento negro para o Brasil que não termina nisso por si só. É uma ação contínua que temos que fazer enquanto não tivermos essa representatividade das reivindicações das nossas lutas sociais dentro das instituições públicas", me conta Sheila de Carvalho, advogada e defensora dos direitos humanos que atua como articuladora da Coalizão.

Militantes do Movimento Negro fazem ato na Praça dos Três Poderes em defesa dos negros e contra a violência racial no Brasil - Pedro Ladeira - 4.jun.20/Folhapress

"Quando falamos de Quilombo nos Parlamentos, não falamos apenas de candidaturas negras. Não queremos a presença pela presença, mas sim candidaturas comprometidas com a agenda de direitos do movimento negro", pontua Carvalho, também diretora do Instituto de Referência Negra Peregum.

Ela destaca também o legado construído pela vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, e a importância de fortalecer e ampliar "iniciativas de busca da dignidade das pessoas e do reconhecimento da cidadania, algo que sempre tivemos muita dificuldade de fazer no Brasil quando falamos de população negra", define.

"Que democracia é essa e como podemos aprimorá-la? Só vamos fazer isso quando conseguirmos superar o racismo na nossa sociedade."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.