Descrição de chapéu
Brigitte Collet

Empoderar a nova geração

Projeto ImpactMeninas permite interação com mulheres fontes de inspiração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brigitte Collet

Embaixadora da França no Brasil

"A revolução começa aqui, em mim."

O Dia Internacional de Luta pelos Direitos das Mulheres —é assim que o 8 de março é conhecido na França— é uma oportunidade para refletirmos juntos sobre mecanismos para melhorar a situação das mulheres. E uma ocasião também para a França reafirmar os compromissos da sua diplomacia feminista, que se baseia na promoção da igualdade entre homens e mulheres e na prevenção de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

Uma constatação tanto na França como no Brasil nos chama atenção: enquanto as meninas têm resultados escolares equivalentes —ou até superiores— aos dos meninos, a continuidade dos estudos é frequentemente menos ambiciosa, e algumas carreiras permanecem muito masculinas (no Brasil, apenas 20% dos engenheiros são mulheres; na França, 28%). É preciso combater as desigualdades pela base e acompanhar desde o início as jovens estudantes em seus projetos de orientação profissional.

A embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet - Clauber Cleber Caetano/PR

O programa educativo ImpactMeninas nasceu dessa constatação: foi criado para destravar preconceitos de carreiras e mostrar que novos caminhos profissionais são possíveis.

A frase que abre este artigo é da Eduarda, uma das alunas do Rio de Janeiro (RJ) que participaram do projeto-piloto, em 2021. "A experiência foi inspiradora e, com certeza, aprendi muito sobre mim. Com cada ensinamento, pude expandir minha visão sobre o mundo e sobre o impacto que eu posso causar nele. Afinal, posso qualquer coisa, exceto me limitar. A revolução começa aqui, em mim, e desistir não é uma opção", disse a jovem, então com 15 anos.

Realizado pela Embaixada da França em parceria com a Câmara de Comércio Franco-Brasileira e com as três escolas francesas no Brasil ("Lyceés" de Rio, São Paulo e Brasília), o projeto envolve escolas públicas brasileiras parceiras, onde há o ensino da língua francesa.

Durante todo o ano escolar, o programa permite às meninas ter contato intenso com mulheres de impacto, líderes incríveis, fontes de inspiração.

Estudante participam do projeto educativo ImpactMeninas, Realizado pela Embaixada da França em parceria com a Câmara de Comércio Franco-Brasileira e com as três escolas francesas no Brasil ("Lyceés" de Rio, São Paulo e Brasília)
Estudante participam do projeto educativo ImpactMeninas - Divulgação

A edição deste ano teve início nesta quarta-feira (8) com a participação de mulheres das ciências: em Brasília, Cristina Castro, professora de biologia da UNB e especialista em inteligência artificial; em São Paulo, Claudia Fonseca, antropóloga e membro da Academia Brasileira de Ciências. No Rio de Janeiro, Margareth Dalcolmo, uma das principais especialistas brasileiras em Covid-19, fala aos estudantes na semana que vem.

A apresentação das trajetórias de vida dessas "mulheres de impacto" incita todos os alunos, inclusive os meninos, a desconstruir os estereótipos de gênero e sensibiliza profundamente as meninas. Além desse contato inspirador, são organizadas também mentorias para tirar dúvidas e aumentar a autoestima e a confiança das meninas. No total, mais de 500 alunos do primeiro ano do ensino médio participarão do programa em 2023.

Trata-se antes de tudo de um projeto de orientação para meninas, mas que é igualmente um projeto de inclusão social que oferece oportunidades de estudo na França aos estudantes das escolas brasileiras parceiras. É, enfim, um projeto que visa incluir os meninos como agentes de transformação.

ImpactMeninas é um exemplo da nossa diplomacia feminista.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.