Descrição de chapéu
O que a Folha pensa forças armadas

Violência no RN

Governo federal acerta ao usar Força Nacional para conter ataques criminosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

0
Veículos da Secretaria de Obras de Acari (RN) queimados durante ataque de criminosos - Reprodução

Um rastro de terror se espalhou pelo Rio Grande do Norte ao longo da última semana, quando criminosos perpetraram perto de 300 ataques indiscriminados em mais de 20 cidades potiguares.

A onda de violência, que incluiu investidas incendiárias contra veículos, depredação de patrimônio público e privado e disparos de tiros ao léu, instilou medo na população dentro de suas próprias casas e prejudicou as rotinas municipais, com suspensão de aulas e paralisação de diversos serviços.

Seria, segundo o Ministério Público, o fruto podre de uma aliança entre facções criminosas para reivindicar mudanças nas condições carcerárias do estado. De fato, inspeção realizada no fim do ano passado identificou a prática de tortura contra detentos em prisões potiguares, para nada dizer do déficit de mais de mil vagas no sistema.

Ainda que se confirme a hipótese da Promotoria, ela não justifica a reação bárbara dos facínoras —e ao Estado não resta opção senão contra-atacar com firmeza e velocidade, a fim de restabelecer a ordem pública o quanto antes e assegurar a punição dos responsáveis.

Foi decerto no afã de realizar esse desiderato que o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) apresentou um requerimento cobrando o envio das Forças Armadas ao Rio Grande do Norte, por meio de uma missão de Garantia da Lei e da Ordem —a famigerada GLO.

O pedido, no entanto, encontrou a objeção de Flávio Dino. Com razão, o ministro da Justiça ponderou que o emprego de fardados deve ser visto como espécie de remédio extremo para situações de colapso das demais tropas de segurança, o que está longe de ser o caso.

As Forças Armadas, vale lembrar, não têm vocação para cuidar da segurança pública. Utilizá-las amiúde no papel de polícia representa um duplo risco: o de abusos contra civis e o de cooptação de militares pelas facções criminosas.

Recorrer à Força Nacional, como fez Dino, é a melhor solução para episódios como esse. Composta sobretudo por policiais estaduais, a tropa tem mais expertise no trato de questões urbanas.

De acordo com o ministro da Justiça, o reforço federal montou a mais de 700 agentes. Além disso, pelo menos dez detentos foram deslocados para presídios federais.

As iniciativas devem bastar para devolver a paz às ruas potiguares e para apertar o cerco sobre os líderes que, estando dentro ou fora do cárcere, ordenaram os ataques.

editoriais@grupofolha.com

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.