Descrição de chapéu
Maria Clara Araújo dos Passos

Em defesa das cotas trans nas universidades brasileiras

'A universidade vai transicionar!', afirmam discentes e docentes trans

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maria Clara Araújo dos Passos

Mestranda em educação na USP

No mês passado, o Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Gemaa/Uerj), por meio de uma parceria com a revista "Gênero e Número", divulgou que, entre 2020 e 2021, de 106 universidades públicas (federais e estaduais), apenas cinco (Uneb, UEFS, UFSB, UFABC, UEAP) destinaram vagas na graduação a pessoas trans.

Em 2015, quando foi noticiado que eu me tornara a primeira travesti matriculada no curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mais do que um momento de celebração pessoal, aquela aprovação levantou um debate público sobre como a inexistência da nossa população nos bancos das universidades brasileiras foi naturalizada.

Essa situação tem sido transformada paulatinamente, à medida que mais travestis e transexuais demandam procedimentos que viabilizem seu acesso a esses espaços e a sua permanência neles.

Outrora presentes apenas em pesquisas etnográficas que aplicavam lentes exotificadoras quando observando nossos corpos e nossas existências, hoje reivindicamos a posição de produtores de conhecimento científico.

Iniciativas como o projeto Corpas Trans e Travestis, na USP, e o Núcleo de Consciência TRANS, na Unicamp, evidenciam como as presenças de discentes e docentes travestis e trans nas universidades brasileiras são pedagógicas. As políticas internas, assim como os currículos, são inquiridas pela agência coletiva desses sujeitos.

As cotas trans apresentam para as universidades brasileiras a possibilidade de estas também transicionarem. Apesar da violência que nos é dirigida, o nosso contra-ataque é generoso. As políticas afirmativas para pessoas trans, que devem ser expandidas para além das universidades citadas, têm a ver com a tarefa perene de lutar para que todas as pessoas tenham garantido o direito à educação.

Estudantes trans em universidades brasileiras
Estudantes trans em universidades brasileiras - Revista 'Gênero e Número' - www.generonumero.media
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.