Descrição de chapéu

'Lula e  Moro entram para a história por enfrentamento corajoso', diz leitor

Leitores comentam pedido de prisão do ex-presidente

Lula

Possivelmente os dois principais problemas do Brasil, que dificultam o processo civilizatório, são a excessiva desigualdade social e a impunidade. Lula e Sergio Moro entraram para a história pelo enfrentamento corajoso, respectivamente, dessas questões. É trágico que os dois brasileiros que melhor representam as duas lutas estejam em conflito. A ênfase no combate à impunidade não reflete uma perseguição aos que combatem a desigualdade.

Paulo Nadanovsky (Rio de Janeiro, RJ)

 

A prisão do ex-presidente Lula é mais do que legal. Em ano eleitoral, ela traz confiança aos brasileiros para que acreditem no Brasil. Somos todos Moro e seguimos confiantes de que ninguém está acima das leis.

Sonia Regina V. Peixoto (São Paulo, SP)

 

A máquina do Estado continua a reproduzir interesses dominantes. O desconforto na convivência social persiste. Prende-se Lula, mas por que Aécio, Jucá e outros nomes, de diferentes partidos, não estão presos também? Engraçado! Eu pensava que a lei fosse indiscutível, que nós a lêssemos e que todos tivéssemos a mesma interpretação, que não deixasse dúvidas. Onze a zero e ponto final. Que se cumpra a lei. Para todos.

Mariza Bacci Zago (Atibaia, SP)

 

Não basta Reinaldo Azevedo se meter a palpitar sobre direito —e palpita muito mal, diga-se. Desta vez, ele se superou. Ao afirmar que Lula é vítima de processo de exceção, foi longe demais. Prega um desserviço ao país, porque certamente faz a cabeça de muitos incautos.

Laertes Nardelli, advogado (Blumenau, SC)

 

Quando perguntaram a minha opinião sobre o habeas corpus de Lula, afirmei ser a favor de sua denegação, bem como a favor da prisão do ex-presidente. Não por ser de esquerda ou de direita, mas por achar que são suficientes as provas apresentadas no curso do processo. Contudo, impressiona-me o nível dos discursos em redes sociais, em que o chilique popular se mostra generalizado. No fim das contas, mais que fora, Lula, fora, Temer ou fora, Aécio, eu diria fora, povo brasileiro. Vocês me cansam.

André Pavin Sanches (Sorocaba, SP)

 

O voto da ministra Rosa Weber foi confuso e incoerente, confirmando a influência da declaração do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas. O Supremo se apequenou, contribuindo para o julgamento politizado do ex-presidente Lula. Lamentável.

Erivan Santana (Teixeira de Freitas, BA)

 

Pobre e triste Brasil! Cantado em prosa e verso como próximo de um futuro auspicioso, mergulha agora no mundo tenebroso da corrupção e do arremedo da lei. Todos seriam iguais segundo a lei, mas alguns são mais iguais do que os outros. A lei é moldada segundo o interesse econômico de quem pode mais.

José Maria Alves (Goiânia, GO)


Eleições

A cidade e o estado de São Paulo agora são administrados pelos respectivos vices. Não é esse o interesse do eleitor, que confiou na promessa de término do mandato. Teremos daqui para a frente novas alianças e promessas de campanha, mas como acreditar nelas se sempre existe uma desculpa para a defesa dos interesses particulares dos governantes?

Yvette Kfouri Abrao (São Paulo, SP)


Atraso em obras

As prontas respostas dos assessores de Alckmin em relação às reportagens da Folha sobre a entrega de obras inacabadas não escondem os anos de atraso e a incompetência na sua gestão e execução. Há oito anos, no mínimo, convivemos na zona sul de São Paulo com o esqueleto das obras de Alckmin, com pistas interditadas e sujeira espalhada, situação digna de Terceiro Mundo. Isso nenhuma desculpa pode esconder.

José Amadeu Piovani (São Paulo, SP)


Venezuelanos

Elogiável o esforço humanitário para acolher os refugiados do país vizinho. Que estes alertem e ajudem o povo brasileiro a não cometer o mesmo grave equívoco, entregando os destinos do país a aventureiros ideológicos disfarçados de democratas. Na Venezuela, eles levaram o país à completa degradação.

João Carlos Araújo Figueira (Houston, EUA)


Correspondente

Adoro Ruy Castro, mas seu bairrismo cega seus olhos. Em sua coluna, ele critica Michel Temer por ter dito a um executivo do jornal The New York Times que "a política está em Brasília e a economia em São Paulo", onde deveria colocar seu correspondente no país. O Rio tem várias virtudes mas, além de o colunista nunca comentar suas mazelas, como pode discordar dessa frase? Quer brigar com os números?

Antonio Pedro da Silva Neto (Itanhaém, SP)


Futebol

Parabéns, Tite, pelo excelente trabalho que vem fazendo à frente da seleção brasileira. O seu trabalho está muito bom e espero que seja assim até a Copa na Rússia. Mas é uma pena que esteja ignorando o melhor goleiro do país na atualidade: Vanderlei. Um fenômeno, ele vem fechando o gol do Santos e não teve nenhuma chance na seleção. Por quê? Não é corintiano?

Benone Augusto de Paiva (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.