Leitor apoia CPI da Covid-19

Ministro do STF determinou que Senado instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

CPI da pandemia
Salve e viva o ministro Barroso! Está com medo, Bolsonaro? Enfrente! Não foi você quem estimulou as aglomerações e foi contra o uso de máscaras? Agora chegou a hora de pagar pela sua irresponsabilidade (“Bolsonaro vê falta de coragem e imprópria militância política de Barroso ao mandar abrir CPI”, Poder, 10/4).
Beatriz Alvares (Campinas, SP)

Faltam a Jair Bolsonaro e a seu clã altivez e traquejo moral mínimo para que se oponham ou classifiquem o ministro Luís Roberto Barroso e sua louvável decisão como amoral. As idiossincrasias disparadas pelo Twitter mostram o déficit de compressão do funcionamento do Estado.
Renato Mendes do Nascimento (Santo André, SP)


Rodrigo Pacheco
Para um bom entendedor, não há necessidade de pingos nem de letras, mas para um mau entendedor, como é o atual presidente, são necessárias frases completas, corajosas e críticas, senão em nada o Senado estará ajudando o país nesta crise sanitária (“Não moverei um milímetro contra CPI; negacionismo de Bolsonaro não contribui, diz Rodrigo Pacheco”, Poder, 10/4).
Américo Venâncio Machado Filho (Salvador, BA)

Completamente fora do compasso a manchete da Primeira Página da Folha deste sábado (10) sobre a entrevista do presidente do Senado. O conteúdo da matéria mostra o senador desapontado e super decepcionado com a interferência do ministro Barroso. Em momento catastrófico no país assistimos ao Judiciário, em decisão monocrática, impor autoridade sobre o Legislativo.
Osvaldo Cesar Tavares (São Paulo, SP)

O Congresso assistiu passivamente, de braços cruzados, a morte de milhares de brasileiros até agora. Chegou a hora mudar o final da história. Tenham vergonha na cara.
Oswaldo Casolli Junior (Campinas, SP)

Príncipe piadoso
Antigamente isso era ser espirituoso. Tem que dar um desconto. Outra geração (“Príncipe Philip foi rei das gafes ao fazer piadas de cunho racista e sexista”, Mundo, 10/4).
Glauber Carneiro Lorenzini (Boa Vista, RR)


Salário encolhido
Estamos assistindo um recrudescimento da concentração de renda e uma escalada de injustiças sociais. Mas esta realidade, ainda que drástica, não tem se mostrado suficiente para mudar a narrativa nacional que preconiza por outras reformas deletérias, vide reforma administrativa (“70% dos acordos não repõem a inflação, e salários encolhem”, Mercado, 10/4)
João Perles (Pereira Barreto, SP)

Lá nos Estados Unidos, o novo presidente Biden coloca bilhões de dólares na economia via investimento público, fato inédito nas últimas décadas. A China faz o mesmo há 40 anos. Aqui no meu país tropical, arrebentamos com a aposentadoria dos velhinhos e precarizamos o mercado de trabalho.
Carlos Zanzarini (São Paulo, SP)


Vacinação
Mais uma razão para que se instaure a CPI da Covid com urgência. Isso é mais um reflexo da falta de respeito do governo federal aos mortos e às mortes (“Mais de 500 mil pessoas que receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid no Brasil não tomaram a 2ª”, Saúde, 10/4).
Maurício Dias (Rio de Janeiro, RJ)

A liberação da aquisição de vacina é aberração brasileira, promovida pela elite política, sem respaldo da ética social. Pelo menos agora, no auge da pademia (‘Lei é lei’, diz ministro da Saúde sobre compra de vacinas por empresas”, Saúde, 10/4).
João Batista Tibiriçá (Goiânia, GO)


Hospital das Forças Armadas
Precisamos mesmo da CPI da Saúde. É necessário saber as responsabilidades do ministro da Defesa e outras autoridades quanto à esses leitos vedados aos brasileiros civis, que pagam os impostos que lhes lastreiam todas as vantagens. Não será cabível explicações burocráticas como as que vem sendo dadas (“Hospital das Forças Armadas cortou leitos de UTI, diz TCU”, Saúde, 10/4)
José Edison Silva (São Paulo, SP)


Henry Borel
Responsabilizar a mãe pela atuação do padrasto pelo crime de homicídio é um absurdo! Não há coautoria em preterdolo. Essa conclusão é resultado de uma sociedade machista que responsabiliza a pessoa não pelo que ela fez mas pelo comportamento que teve incompatível com o que se espera (“Mãe de Henry pode ser responsabilizada por omissão, afirmam criminalistas”, Cotidiano, 9/4).
Renata Tavares da Costa (Rio de Janeiro, RJ)

Precisa ver se a mãe também não foi e não está sendo ameaçada. Não justifico o que ela fez, de jeito nenhum. Mas a culpa primeira não é da mãe. O Brasil adora culpar as mulheres.
Diego Cruz (São Paulo, SP)

Esta senhora teve a pachorra de fazer uma selfie na delegacia no depoimento sobre a morte do filho?
Maria Stela C. Morato (São Paulo, SP)

Entrevista de Ricardo Salles
É um absurdo o que fala esse ministro destruidor do meio ambiente (“Demonizar trabalho de empresário de madeira só vai aumentar desmatamento, diz Salles”, Ambiente, 10/4).
Darci Arruda (Maringá, PR)

Parabéns ao delegado Saraiva por não estar deixando a boiada passar, enfrentando gente grande, empresários, ministros , senadores e outros citados por essa aberração.
Esleide Gomes (São Paulo, SP)

A política ambiental só vai mudar se houver sanções econômicas internacionais, infelizmente. Porque do Brasil não se espera nenhuma iniciativa no sentido contrário.
Heitor Carvalho (Santo André, SP)


Novo Cristo
Com tantas coisas a homenagear no RS, por que imitar o RJ? Balneário Camboriú já tentou e a obra é inexpressiva (“Gaúchos constroem estátua de Cristo maior que a do Rio”, Cotidiano, 9/4)
Lucia Margarida C. Japp (Porto Belo, SC)

Acredito em Deus, mas penso que é desnecessário erguer monumentos, catedrais, etc. Construam casa populares, hospitais, escolas, estradas, represas, obras que vão melhorar a vida das pessoas.
Ana Maria Marques (Jundiaí, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.